domingo, 31 de julho de 2011

Presidente da Petrobras fala sobre capacitação indústrial e mão-de-obra em seminário da Firjan

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem (28) da abertura do ciclo de palestras do seminário Qualificar e Competir: Petróleo & Gás Natural, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Além de fazer a apresentação do Plano de Negócios 2011-2015, o presidente da estatal falou sobre a necessidade de capacitação da indústria e da mão-de-obra do setor de óleo e gás. Gabrielli lembrou que, nos últimos trinta anos, a companhia avançou o conhecimento em águas profundas (acima de 300 metros de profundidade) e se transformou na maior em atividade nessa região exploratória. Nos últimos cinco anos, cerca de 1/3 das descobertas em águas profundas no mundo foram realizadas no Brasil.

“Estudos recentes mostram que a projeção para os próximos dez anos é de que os barris novos que entrarão na oferta mundial de petróleo virão, principalmente, das águas profundas. E, fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, os principais contribuintes da adição de novos barris fora das reservas já existentes são os campos no Brasil. Vamos nos tornar a principal fonte de produção nova no mundo inteiro", frisou.

O crescimento da cadeia de fornecedores e a capacidade desses fornecedores assumirem riscos e obterem lucro no tempo adequado, com o custo adequado foram pontos citados como importantes para o sucesso do atual Plano de Negócios. “Do ponto de vista financeiro, não temos muitos problemas. Do ponto de vista tecnológico, estamos indo muito bem. Estamos testando novas tecnologias, sem problemas. Olhar a cadeia de fornecedores, com inovação e competição é absolutamente fundamental para colocarmos esse plano em prática.”

Gabrielli também mencionou diversas iniciativas que já proporcionam o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa em tecnologia (Redes Temáticas), da cadeia de fornecedores (Progredir) e da capacitação de profissionais (Prominp).  O presidente falou ainda sobre a necessidade de uma parceria entre os diferentes atores da indústria do petróleo e gás. “Se passarmos para uma fase de crescimento de curva de aprendizado, com o estágio atual do conhecimento, ao mesmo tempo em que adicionarmos novas tecnologias, daremos um salto. O futuro do petróleo no mundo está em águas profundas.”


Fonte: Agência Petrobras

sábado, 30 de julho de 2011

Oportunidade de Emprego na Indústria de Petróleo e Gás

VAGAS NA ODEBRECHT
Para se candidatarem, envie seu CV colocando no assunto (de acordo com os perfis em anexo) o nome da vaga a qual estão se candidatando, para:

elly@interpersona.com.br
1. São vagas para trabalhar na Construtora Odebrecht
(mas tem que ter disponibilidade de atuação/mudança para o Brasil inteiro, são vagas em diversos Estados/Cidades):

- Vagas com os perfis abaixo:
- Supervisor Técnico de Elétrica
- Supervisor Técnico de Pintura
- Supervisor Técnico de Isolamento
- Supervisor Técnico Mecânico
- Técnico Pré Comissionamento Calibração – Elétrica
- Engenheiro de Isolamento
- Engenheiro de Pintura

1.1 Vagas que ainda não tenho o perfil, mas já estao precisando:


- Supervisor Técnico de Instrumentação
- Técnico Pré Comissionamento Calibração / Instrumentação
- Supervisor Técnico de Equipamentos Mecânicos
- Supervisor Técnico Pré Comissionamento / Tubulações
- Supervisor Técnico Pré Comissionamento / Mecânica – Rotativos
- Técnicos Pré Comissionamento Equipamentos Estáticos Recheios / Bandejas
- Salários em aberto.

1.1 Vagas com o seguinte perfil:
- Engenheiro Civil Sênior –
com foco em execução de projetos civis industriais no campo e acompanhamento de subcontratadas - atuar em medição de subcontratadas, acompanhar execução de estacas, bases civis industriais e prédios administrativos com foco em acompanhamento de execução de campo (parte operacional), verificar possíveis ou prováveis interferências entre projeto executivo e execução.

- Médico do Trabalho –
formação em Medicina e Pós Graduação em Medicina do Trabalho, com experiência em empresas de construção civil (em canteiros de obras), preferencialmente obras petrolíferas ou com experiência como Médico do Trabalho em outro tipo de empresa.
- Coordenação de PCMSO com capacidade em Gestão de Sistema de Gestão Integrada (SGI), atendimento ambulatorial, disponibilidade para mudanças, trabalhar 8 horas diárias (full time) ou disponibilidade para atuação em Recife.

- Engenheiro mecânico sênior (engenheiro de obras/produção) –
experiência em montagem mecânica de obra industrial, produção, área de estrutura metálica, equipamentos, coordenação de grandes equipes (assistentes técnicos, técnicos e encarregados), disponibilidade para atuação em Recife.

- Técnico de Documentação –
profissional em nível técnico (podendo ser edificações, mecânica, elétrica, eletrônica etc), trabalhar na área de controle de qualidade – experiência em obras petrolíferas/montagem eletromecânica de grande porte, realizar controle, cadastro e distribuição dos documentos e registros, tais como – coleta, identificação, arquivamento, manutenção, tramitação e distribuição dos mesmos, preparar e reunir documentos, registros e formulários necessários para composição de “data-book”.

– Obs.:
preferencialmente para trabalhar no Mato Grosso do Sul, disponibilidade para mudanças.

- Administração Contratual – formação em Engenharia (indiferente)
– profissional em nível pleno ou sênior, com experiência em obras petrolíferas ou montagem eletromecânica, experiência em identificação ' de oportunidades de otimizações contratuais, elaboração e apresentação de pleitos e reivindicações junto ao cliente, negociação de pleitos, identificar oportunidades de aumentar os ganhos dos contratos através da elaboração e negociação de pleitos e reivindicações contratuais (alterações de escopo, alterações contratuais. Disponibilidade para atuação em Recife ou mobilidade total para mudanças.

- Engenheiro de Obras Sênior – formação em Engenharia Mecânica – experiência em coordenação de equipes, montagem de obras eletromecânicas/petrolíferas, com grandes equipes. Disponibilidade
total para mudanças.

2. VAGAS PARA O EXTERIOR (ARGENTINA)
- Gerente Administrativo e Financeiro –
formação em Administração de Empresas ou Ciências Contábeis – experiência em empresas de construção civil/obras de montagem eletromecânicas ou petrolíferas, nas áreas de administração/materiais, gestão de logística do contrato, compras, orçamentos, gastos, contas a pagar, área de materiais etc.

- Engenheiro de Produção/Obras – formação em Engenharia Mecânica
– experiência em empresas do segmento de construção civil (obras de montagem eletromecânica/petrolíferas) – com experiências em nível pleno ou sênior, em montagem mecânica, tubulação/estrutura metálica.

- Engenheiro de Produção/Obras – formação em Engenharia Elétrica –
experiência em empresas de construção civil (obras de montagem eletromecânica / petrolíferas) – em nível pleno ou sênior, experiência em montagem elétrica/instrumentação.

- Engenheiro de Planejamento – formação em Engenharia (civil, mecânica, elétrica etc)
, experiência em empresas de construção civil (obras de montagem eletromecânica/petrolíferas) – experiência em planejamento físico e financeiro, das áreas de engenharia, suprimentos, logística, prazos de entrega, mapas de riscos, controle de materiais, controle de orçamentos e gestão, controle de vencimentos, grande conhecimento em MS Project ou Primavera, PMI.

- Engenheiro de Qualidade - formação em Engenharia (civil, mecânica, elétrica etc),
experiência em empresas de construção civil (obras de montagem eletromecânica/petrolíferas) – conhecimento e elaboração de plano de qualidade do projeto, controle de qualidade e documentação do canteiro de obras, gestão da qualidade integral do projeto, organização de auditorias, normas ISO/OSHAS 18001/14001 18001/14001 (IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA),

- Engenheiro de Projetos – formação em Engenharia civil, mecânica ou elétrica
, experiência em empresas de construção civil (obras de montagem eletromecânica/petrolíferas) – assistência aos clientes, subcontratados e área de produção nas especialidades de civil, piping, instrumentação e controle da engenharia de detalhe com a empresa contratada, apoio na execução do cronograma da engenharia em obra, equipamentos e inspeção, elaboração de procedimentos e instrução de trabalhos.

- Administração Contratual - Administração Contratual – formação em Engenharia (indiferente) –
profissional em nível pleno ou sênior, com experiência em obras petrolíferas ou montagem eletromecânica, experiência em identificação de oportunidades de otimizações contratuais, elaboração e apresentação de pleitos e reivindicações junto ao cliente, negociação de pleitos, identificar oportunidades de aumentar os ganhos dos contratos através da elaboração e negociação de pleitos e reivindicações contratuais (alterações de escopo, alterações contratuais).

3 - OUTRAS VAGA
S:
- 10 Inspetores Dimensional N2 (8 CD-CL, 2 CD-TP)
- 10 Inspetores de solda N1
- 13 Inspetores Visual de Solda (EVS)
- 20 Inspetores de Lp/Pm
- 07 Inspetores de Tubulação
- 02 Inspetores Teste Por Pontos
- 03 Inspetores de Equipamento( Um para Recebimento)
- 02 Inspetores de Pintura
- 01 Inspetor de solda N2
- 01 Inspetor de Pintura N2
- 02 Inspetores de Elétrica
- 02 Inspetores de Instrumentação
- 02 Inspetores de Ultrassom (N2-S2.1, N2-S4)
- 05 Inspetores Civil .acm

Obra com Período de 3 anos,com mobilização imediata.Os interessados favor enviar CV para :
Crobertoqualidade@gmail.com
Vaga para 1 inspetor de LP/PM e 1 inspetor de solda ambos com salvatagem e huet em dia .
Enviar CV para
comercial@controlinspecoes.com.br
Vaga para Inspetores na obra das Caldeiras da Imetame do Espirito Santo aqui na Regap ( Betim ).
Ligar para : 027 9946 7446 e pedir email pra enviar curriculum.

Boca RJ - Manjar Inglês
Obra em angra/rj e com duração prevista de 01 ano.
1.Material Controller
2.Quantity Surveyor
3. HSSE Coordinator
4. Quality Inspector-Structure
5. Welding NDT / Inspetor de Solda, END, TP, TM, RX, TU
6. Piping Quality Inspector
7. Painting Quality Inspector
8. Planning Engineer
9. Document Controller
Envie seu CV e uma mensagem de apresentação EM INGLÊS para:

luivanss@hotmail.com

VAGA INSPETOR PM
EMPRESA NECESSITA DE INSPETOR DE PARTICULA MAGNÉTICA PARA TRABALHAR INTERIOR DE SP.
INTERESSADOS CONTATAR EMPRESA INSPEWELD E FALAR COM SR.BENEDITO.
TELEFONES: 16 8154 6143
16 3237 8675
Para envio de curriculos e contato, encaminhar email para:

contato@inspeweld.com.br

Inspetor Pintura
Estamos precisando em carater de urgência de 02 Inspetores de Pintura. Quem se interessar favor entrar em contato pelo fone (21)8882-9402 ou pelo e-mail:
v.linspecoes@yahoo.com.br

Vaga P/ TÉCNICO DE DOCUMENTAÇÃO - PROFISSIONAL
Olá amigos, tem vaga p/ dois técnicos de documentos, p/ Recife,
Favor os interessados encaminhar currículo p/
ricardobizzerra@gmail.com, favor colocar no email minha indicação e pretensão salarial.
IMPORTANTE: Somente enviar currículos, onde o mesmo possua vasta experiência em obras e domínio das Normas N-1710 e N-0381.
VAGA SOMENTE P/ TÉCNICOS DE DOCUMENTAÇÃO NAO ENVIAR CURRICULO P/ OUTRAS FUNCOES

Vaga Inspetor PM - URGENTE!!!
Vaga para 1 inspetor de PM com salvatagem em dia.
Enviar CV para
juan.marzan@itcbrazil.com.br

OPORTUNIDADE
OPORTUNIDADE!!!
A TECHMODAL INSPECOES SOLICITA CURRICULOS DE INSPETORES DE END PARA ATUAREM EM
PETROQUIMICA EM DIVERSAS REGIOES.

ENVIEM PARA
techmodal@hotmail.com
TRABALHAMOS TAMBEM COM RETREINAMENTOS E CURSOS DE ULTRA SOM E SOLDA N1.

NAO PERCA OPORTUNIDADE!
ENVIAR NO ASSUNTO AREA E CIDADE
EX: INSPETOR SOLDA / RJ

Boca no ES
União Engenharia contrata
Inspetor de Solda N1
Inspetor de LP/PM
Inspetor Dimensional de Calderaria e Tubulação
Inspetor de Eletrica (Sequi Petrobras)
Tecnico em Documentação
Inspetor Equipamento (com CREA)
Supervisor de Controlede Qualidade (com curso superior de Engenharia)
trabalho Piuma ES, Aracruz ES,Alcobaça BA, e Capão Bonito SP
Inspetor de Teste Por Pontos ( Capão Bonito SP)
e-mail
curriculo@uniaoengenharia.ind.br com pretenção salarial e coloar no assunto cargo pretendido

boca US-N2
Boca em ctba para US-N2 qualificado, entrar em contato pelo email:
jrassis3317@hotmail.com
VAGA PINTURA
Vagas para inspetores de pintura
A nm engenharia está contratando 01 insp N1 pintura para Macaé e 01 para a região nordeste.
Os interessados devem entrar em contato com o SR. Ricardo Moraes na matriz em S. Paulo. pelo fone 011 3093 4400.
Boa Sorte.

BOCA PINTURA
Oportunidade de trabalho urgente"!!!!!!
URGENTE BOCA DE INSPETOR DE PINTURA N-1, PARA FORTALEZA CEARA SALARIO R$ 4800,00 MAIS 30% LIVRE , MAIS HORAS EXTRAS + HOSPEDAGEM + UMA PASSAGEM AERIA UMA VEZ POR MES , POR CONTA DA EMPRESA.
ENTRAR EM CONTATO COM NATANOELPELO TELEFONE 19-3844-4826.

emprego
“Vaga para inspetor de equipamentos”
experiência mínima de 2 anos na área de manutenção
Brasman manutenção industrial – Parada da Repar
Email:
brasman@brturbo.com.br
INSPETOR DE PINTURA
Vagas para inspetores de pintura
A nm engenharia está contratando 01 insp N1 pintura para Macaé e 01 para a região nordeste.
Os interessados devem entrar em contato com o SR. Ricardo Moraes na matriz em S. Paulo. pelo fone 011 3093 4400.
Boa Sorte.

Senhores,Gostaria que vocês divulgassem entre os vossos contatos, nossa necessidade de contratação de inspetores, nas modalidades abaixo relacionadas. Por orientação da nossa gerência, será dada preferência para quem tenha residência na região. Trata-se de um contrato de manutenção de 2 (dois) anos na REPLAN/PAULÍNIA.Os interessados devem enviar os curriculum's para este e-mail.

adherbal.santos@construelos.ind.br MODALIDADES DE INSPEÇÃO:- Insp. Recebimento de Materiais (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação e Civil);- Inspetor de Elétrica Qualificado;- Inspetor de Instrumentação Qualificado;- Inspetor de Civil;- Inspetor de Equipamentos;- Inspetor de Solda;- Inspetor de Pintura;- Inspetor Dimensional;- Inspetor de Fabricação (Estrutura/Tubulação);- Inspetor de Ensaio por Líquido Penetrante/Partículas Magnéticas;- Inspetor de Ensaio por Ultra Som;Sem mais, aguardo vosso retorno.CONSTRUTORA ELOSAdherbal A. SantosCoordenador da Qualidade (71) 9277-9979

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dica Estupeg - Cursos On-line Gratuitos!

Olá, queridos e queridas!!!!

A vida de recém-formado não é fácil, afinal de contas, concluir a faculdade não é sinônimo de emprego garantido e isso serve paraqualquer profissão.

Sempre busquem meios para se qualificar, antes mesmo deconcluir a faculdade, pois isso aumenta sue quoficiente de empregabilidade, e em outras palavras, sigunifica sair na frente da concorrência. Em minhas palestras e onde vou sempre explico que o maior concorrente seu é você mesmo, o marasmo, a preguiça, a falta de comprometimento, coisas do gênero, quando soube sobre cursos on-line gratuitos pelo Blog Tecnopeg corri para postar, pois é uma ótima oportunidade de conhecimento. E o melhor, são renomados nomes do ensino brasileiro como a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Bradesco que oferecem CERTIFICADO após o término do curso!

Existem outros sites que oferecem cursos on-lines, mas não oferecem o certificado. Vamos informar também sobre essas, pois mesmo que não tenham o certificado vocês adquirem conhecimento.
 
Edmilson Aguiar - Tecnólogo de Petróleo e Gás




COM CERTIFICADO


A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio deinstituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiaisdidáticos de graça pela internet.
            
             - Cursos na áreas de Finanças Pessoais
             - Cursos na área de Sustentabilidade
             - Curso sem diversas áreas de conhecimento
             - Cursos na área de Metodologia
             - Cursos para professores do Ensino Médio





A Fundação Bradesco considera a Escola Virtual sua 41ºescola.

Trata-se de um ambiente virtual que oferece mais de 200 cursos nas modalidades on-line e semipresencial, com arquitetura projetada para atender até 150 mil alunos a distância, oferecendo cursos totalmente gratuitos.

Ao realizar a matrícula, o aluno tem 30 dias para concluir o curso. Por este motivo, orientamos aos nossos alunos que se matriculem em um curso por vez, pois este não é cumulativo. Os 30 dias são contados a partir dadata de matrícula do curso.

Após a conclusão, com êxito, do curso, é liberado um certificado que é impresso pelo próprio aluno.

Algumas Universidades aceitam este certificado como comprovante de atividade complementar.


Cursos On-line:

          -Administração Financeira
          - Banco de Dados
          - Cursos de Aperfeiçoamento/ Comportamentais
          -Desenvolvimento de Aplicativos
          - Governançade TI
          -Informática
          -Infraestrutura
          - Office2003
          - Office2007
          - Segurança
          - Sistemas Operacionais




SEM CERTIFICADO


O Cursos QSMS desenvolveu, um formatode Ensino e Aprendizado à Distância (EAD) que dispensa a presença física do aluno em salas de aula. Assim o Cursos QSMS alarga suas fronteiras de educaçãocontinuada, permitindo maior acesso aos profissionais de todo Brasil nos cursos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, contribuindo com auniversalização da educação, fator importante para a integração dos brasileirosdas mais diversas regiões. O único curso gratuito que ele oferece é o Curso sobre Programa 5S.

Cursosobre Programa 5S ( Gratuito )

Objetivos - Curso para implantação e implementação do programa 5S, mais bem sucedido de organização e produtividade, que tem como objetivos à redução decustos, melhoria da qualidade, bem estar das pessoas, prevenção de incidentes, redução de paradas e higienização da empresa.

              - Seiri - Senso de Utilização.
             - Seiton - Senso de Organização.
             - Seiso - Senso de Limpeza.
             - Seiketsu - Senso de Saúde/Bem Estar.
             - Shitsuke - Senso de Disciplina.

Público alvo - Gerentese profissionais de todas as áreas de atuação, principalmente que estão envolvidos na área do Sistema de Gestão da Qualidade envolvidos diretamente coma execução e gerenciamento da cadeia administrativa e produtiva ou aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos.

Depois que você se cadastrar iráreceberá em sua caixa de correio um e-mail contendo o login e senha que você cadastrou para acesso do “Curso Grátis - Curso sobre Programa 5S”.

Na sequência você vai para página inicial doCursos QSMS (www.cursosqsms.com) e na área do aluno deverá clicar no “CursoGrátis - Curso sobre Programa 5S” que será direcionado para uma página onde você digitará o nome de usuário e senha e com isso você começará o curso.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Governo mantém percentual de etanol na gasolina

Fonte: Agência Brasil
Data: 28/07/2011
9b98cf683b87ae776889f577e8b82f00


O governo decidiu ontem (27) não alterar o percentual de etanol anidro adicionado à gasolina, que hoje é de 25%. A decisão foi tomada depois de uma reunião com integrantes dos ministérios de Minas e Energia, da Fazenda, Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Chegamos à conclusão de que as providências que têm sido tomadas fizeram com que mercado esteja estável, não há desabastecimento de etanol nem de gasolina”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Uma nova reunião está marcada para o dia 30 de agosto, para decidir se a mistura será alterada. Se houver alguma modificação, ela passará a valer a partir do final de setembro.

Fonte: Revista Tn Petróleo

Converteam fecha projeto de mineração de potássio desenvolvido no Canadá

Fonte: Redação
Data: 28/07/2011



Especialista em conversão de energia, a Converteam fechou um projeto de guincho de mina junto a um dos principais produtores de potássio do mundo, a Mosaic Potash Esterhazy. O projeto de expansão da mina K3 em Esterhazy, Saskatchewan, é o maior projeto de mineração de potássio em décadas no Canadá.

Com o aumento mundial na demanda por produção de alimentos, um ingrediente-chave para maximizar o crescimento das colheitas é o fertilizante na forma de potássio. Assim, as empresas de mineração estão aumentando seus investimentos em equipamentos de produção para atender às demandas mundiais. O investimento de $2,3 bilhões de dólares da Mosaic em suas operações em Esterhazy, maior em extração de potássio do mundo, aumentará a produção anual da mina para 7 milhões de toneladas por ano.

A Converteam fez uma parceria com a Siemag Tecberg, empresa mecânica líder mundial em guinchos de mina, para fornecer e montar, em regime turn key, um pacote completo para guincho de serviço e produção - um fornecimento elétrico e mecânico abrangente, treinamento, comissionamento e montagem. O escopo completo do projeto inclui um guincho tipo Koepe (de fricção) com 6m de diâmetro, um guincho tipo Blair (tambor duplo) com 4m de diâmetro, três motores de indução e inversores de frequência de média tensão MV7000 AC, transformadores, centros de cargas, centros de controle de motores de baixa tensão, e um sistema completo de automação e controle.

Roger Noseworthy, Diretor Geral da Converteam no Canadá, explica por que este projeto é tão importante para a empresa: “O sucesso em ganhar este importante projeto industrial mantém a Converteam na posição de primeira fornecedora de soluções completas de engenharia de guinchos de mina para a indústria canadense de potássio, e ressalta o compromisso da Converteam em continuar a prover o mercado global de mineração com as melhores tecnologias, que otimizam a produção e os investimentos dos nossos clientes.”

Os equipamentos de escopo Converteam deverão ser instalados na planta da Mosaic Esterhazy até novembro de 2014.

Fonte: Revista Tn Petróleo

CNPq divulga primeiros editais para o Ciência sem Fronteiras na próxima segunda

Fonte: Agência Brasil
Data: 28/07/2011 12:27


O programa Ciência sem Fronteiras começa a sair do papel na próxima segunda-feira (1) quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgará as regras e os primeiros editais para concessão de bolsas no site do programa.

A informação é do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou hoje (28) do programa de rádio Bom Dia, Ministro, feito pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Segundo o ministro, o governo quer acelerar “a possibilidade de ter uma universidade de classe mundial” e “desenvolver a economia do conhecimento”. “Tem que preparar o enxoval para ter casamento, nós estamos preparando esse enxoval”, disse o ministro no rádio.

Em quatro anos, o programa concederá bolsas de estudo a 100 mil brasileiros para cerca de 20 áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, inovação tecnológica e registro de patentes na área de engenharia, tecnologia e ciências da saúde. O CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fornecerão 75 mil bolsas. O governo pretende que as 25 mil restantes sejam custeadas pela iniciativa privada.

De acordo com Mercadante, empresas multinacionais, como a British Gas e a Portugal Telecom; e entidades como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já manifestaram interesse em custear a formação de pesquisadores e até estágios no exterior.

O programa Ciência sem Fronteiras terá quatro modalidades. A Bolsa Brasil Graduação será destinada a alunos com melhor aproveitamento e terá duração de um ano (sendo seis a nove meses cumpridos no meio acadêmico e o restante em empresas ou centros de pesquisa e desenvolvimento no exterior). A Bolsa Brasil Jovem Cientistas, com duração de três anos, é destinada a pesquisadores em início de carreira (doutorandos) que tenham produção científica destacada.

Também terão bolsas os especialistas e engenheiros empregados na iniciativa privada ou instituições de pesquisa tecnológica que tenham sido aceitos nas melhores universidades do mundo para treinamento de até 12 meses. Além dessas bolsas haverá modalidades para estrangeiros e, especialmente, brasileiros radicados no exterior que queiram ser pesquisador visitante especial no Brasil durante três anos e recebam estudantes e pesquisadores brasileiros no seu laboratório no exterior.

Mercadante avalia que a boa fase da economia brasileira, a crise financeira na Europa e o problema de orçamento do governo norte-americano vão favorecer o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros e estimular o regresso de brasileiros que vivem no exterior. Até 2014, o governo deverá investir R$ 3,16 bilhões no programa: R$ 1,7 bilhão da Capes (40 mil bolsas) e R$ 1,4 bilhão do CNPq (35 mil bolsas).

Com os recursos das duas agências, mais de 27 mil bolsas serão destinadas a alunos da graduação; 24,6 mil para estudantes de doutorado sanduíche (um ano); cerca de 9,8 mil para doutorado integral; e 8,9 mil para pós-doutorado. Haverá 2.660 vagas para estágio sênior de seis meses: 700 para treinamento de especialistas de empresas no exterior; 860 para jovens cientistas; e 390 para pesquisadores visitantes especiais no Brasil.

Fonte: Revista Tn Petróleo

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exploração de potássio no AM altera geografia da mineração brasileira



Operários da canadense Forbes and Manhathan, em reserva de potássio no Amazonas, a 10 km de jazida da Petrobras (Foto: Divulgação)
MANAUS – A 135 quilômetros da capital amazonense está localizada Nova Olinda do Norte, um município ainda pouco desenvolvido, mas que deve ser destaque no cenário da mineração brasileira. Especialistas no setor apontam que na região, que hoje abriga cerca de 30 mil habitantes, está uma das três maiores reservas mundiais de potássio, ao lado de áreas no Canadá e na Rússia.
Está em discussão uma parceria entre a Vale e a Petrobras para a exploração de potássio em jazidas jamais exploradas no município de Nova Olinda do Norte. De responsabilidade da Potássio do Brasil, do grupo canadense Forbes and Manhathan, o projeto deverá demandar até US$ 4 bilhões para iniciar a operação, prevista para 2015/2016. As jazidas ficam na região do encontro entre os rios Madeira e Amazonas.
Atualmente, foram feitas oito perfurações na cidade e mais de US$ 20 milhões já foram investidos em pesquisa. O esforço resultou na primeira descoberta de potássio em 30 anos na região. A expectativa é produzir entre dois milhões e quatro milhões de toneladas do mineral por ano, o que representará entre 20% e 40% da produção nacional esperada para 2016.
O anúncio da descoberta de reservas com aproximadamente 1 bilhão de toneladas de potássio no interior do Amazonas foi anunciada em setembro do ano passado. O teor de potássio da descoberta é de 40%, sendo o restante de sal de cozinha que será devolvido à mina.
Somados os projetos de mineração no Amazonas e em outros estados brasileiros, hpa pelo menos US$ 7,3 bilhões em investimentos estimados para o setor no País. Grande parte desse crescimento deve-se ao avanço de empresas estrangeiras, sobretudo as canadenses, sobre jazidas brasileiras. Todos eles em regiões sem tradição mineral ou onde a atividade mineradora tinha como foco substâncias distintas das que estão sendo exploradas hoje.
No radar das multinacionais está um amplo leque de elementos, de minério de ferro a ouro, passando por minerais considerados estratégicos pelo governo, como o potássio, usado na fabricação de fertilizantes e cuja produção nacional não atende a sequer 10% do consumo.


Fonte: Portal Amazônia, com informações de O Globo

Petrobras vai arrendar mina em SE à Vale até setembro

Fonte: Reuters
Data: 26/07/2011 17:39
A Petrobras deve repassar até setembro a concessão de minas de sais de potássio que tem em Sergipe à Vale, informou o presidente da estatal à Reuters, após o evento de divulgação do plano de negócios da companhia até 2015, que prevê investimentos de 224,7 bilhões de dólares em cinco anos.

José Sergio Gabrielli disse que não faz parte dos plano da Petrobras explorar minas de potássio no Brasil e por isso outra concessão do mineral, em plena Amazônia, também deverá ser desenvolvida por terceiros. Segundo ele, o destino dessa outra área ainda está sendo definido pelo Ministério de Minas e Energia.

"Em 30, 40 dias fechamos as condições para repassar os direitos minerários (de Sergipe) para a Vale... A área na Amazônia está em análise no ministério", afirmou Gabrielli.

Ele explicou que a atuação da Petrobras no setor de fertilizantes será focada em uréia e amônia. A Petrobras vai fornecer, no entanto, gás natural para o projeto da Vale, o que também está sendo negociado.

A Petrobras pretende eliminar a dependência externa do Brasil por amônia em 2015. Atualmente, o país importa 53% o do volume que consome. A dependência da uréia importada será reduzida dos atuais 53% para 28% em 2015, segundo o plano de negócios da companhia para o período 2011-2015.

Braskem abre inscrições para programas de estágio e trainee 2012

Fonte: Redação
Data: 27/07/2011 15:43


A Braskem, empresa de produção de resinas termoplásticas e maior produtora mundial de biopolímeros, abre inscrições para os seus programas de estágio e trainee 2012. Ao todo serão 162 vagas em diversas áreas e regiões do país. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto pelo novo portal www.jovensbraskem.com.br.

Serão 27 oportunidades para o programa, em que os selecionados passam por diferentes áreas da empresa durante um ano e meio. O candidato que desejar participar precisa ter a graduação concluída entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011 em um dos seguintes cursos: Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Produção, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Metalúrgica; Administração, Psicologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Química Industrial e Economia.

Já o Programa de Estágio 2012 vai selecionar 135 estagiários, que terão a oportunidade de complementar a sua formação e unir o conhecimento teórico adquirido na universidade à prática. Os candidatos deverão terminar o curso entre dezembro de 2012 e dezembro 2013.

Os trainees e estagiários selecionados passarão por programas estruturados de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, além da interação com as equipes de trabalho. Para poderem aplicar seus conhecimentos teóricos em atividades práticas, eles desenvolverão projetos em suas áreas de atuação, sempre com o acompanhamento dos líderes diretos e da equipe de Recursos Humanos da Braskem.

Uma das novidades dos processos é o site. O novo portal foi elaborado para ser um canal de comunicação entre a empresa e o público jovem. Nele estão disponíveis informações relevantes sobre os programas, a empresa e o mercado. A ideia é contribuir com o crescimento profissional e pessoal dos interessados independente da seleção pela qual passarão.
Fonte: Revista Tn Petróleo

terça-feira, 26 de julho de 2011

BP Energy do Brasil oferece cerca de cem vagas para contratação imediata

A BP Energy do Brasil Ltda, que em maio recebeu aprovação da ANP para concluir a aquisição de dez blocos de exploração e produção de petróleo no Brasil, está com aproximadamente cem oportunidades abertas, nas áreas técnicas e administrativas, para contratações imediatas. A BP é uma das maiores empresas de energia do mundo e emprega cerca de 80.000 pessoas. Possui atividades de exploração em 29 países, e suas 22.100 estações de serviços atendem cerca de 13 milhões de clientes por dia.


A iniciativa faz parte da estratégia da BP em desenvolver os recursos humanos locais, já que a mesma tem como valor a capacitação e o desenvolvimento de seus colaboradores através de treinamentos locais e no exterior. As contratações com foco em profissionais experientes no setor de óleo e gás já iniciaram e estão disponíveis no site da BP Global (www.bp.com). Os candidatos interessados devem acessá-lo e selecionar o Brasil para oportunidades locais. Para se candidatar a uma vaga aberta e/ou futuras oportunidades, o candidato deverá se cadastrar no site. A empresa não recebe currículos por e-mail.

Como parte da estratégia de atuação no Brasil, programas de estagio e trainees também serão lançados no final do ano. Estudantes e recém-graduados em engenharia de petróleo, geologia, administração, geofísica, engenharia de produção, economia, dentre outros, terão a chance de participar do processo seletivo. A BP Energy do Brasil Ltda entende que ambos os programas representam a oportunidade de atrair potenciais talentos para a companhia e contribuem para a carreira do jovem profissional.

Atualmente, a BP no Brasil produz 25 mil barris de óleo por dia no Campo do Polvo, na Bacia de Campos.
Fonte: TN Petróleo

Veja as oportunidades da BP no Brasil nesse link

segunda-feira, 25 de julho de 2011

GeoQuasar e Stratageo unem operações e criam empresa de serviços geofísicos integrados

Fonte: Redação
Data: 25/07/2011 12:16


As empresas brasileiras GeoQuasar Energy Solutions e a Stratageo Soluções Tecnológicas, com expertise na prestação de serviços geofísicos para as indústrias de petróleo & gás e mineração, decidiram unir forças e formar a maior empresa desse segmento no Brasil: a GeoQuasar STTG. Anunciada pelos respectivos CEOs e presidentes Marcos Frederico de Almeida, da GeoQuasar, e Darci José de Matos, da Stratageo, a nova companhia chega ao mercado com um faturamento superior a R$ 250 milhões previsto para 2011, com um corpo técnico altamente qualificado e cerca de dois mil colaboradores.

Governança

Marcos Frederico de Almeida será o presidente do conselho e CEO da GeoQuasar STTG. Darci Matos será o diretor-geral corporativo da nova empresa, respondendo pela gestão dos negócios. Enquanto a diretoria de operações ficará sob os cuidados de Chaalen Hage.

“A união das duas empresas permitirá a aceleração do plano de negócios, incremento do crescimento orgânico, novas oportunidades de M&A (fusões e aquisições) e, no futuro, a abertura do capital da empresa”, observou o CEO Marcos Almeida. “Além disto, essa união visa disponibilizar o estado da arte em aquisição sísmica, processamento de dados geofísicos, diagnóstico geoambiental, estudos integrados em Geologia e Geofísica para o mercado brasileiro”, que, segundo ele, vive um momento único.

"Os investimentos e projetos já anunciados pela indústria do petróleo para os próximos anos desenham um cenário de demanda aquecida na área de serviços de aquisição sísmica", acrescentou Marcos Almeida. Ele lembrou que “a Petrobras prevê investimentos de US$ 2 bilhões ao ano em pesquisas nessa área, enquanto que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) projeta, em seu plano plurianual, gastos da ordem de R$ 1,8 bilhão para o período de 2010-2014.

Fora do âmbito do setor público, também se verifica o rápido crescimento de empresas como a HRT, que hoje já detém 25% das equipes de aquisição sísmica no país, e planeja expressivos investimentos dentro de um forte plano de expansão. Isto, sem falar em outras companhias recentemente capitalizadas, como OGX e Queiroz Galvão.

"As duas empresas vão somar, além de expertises e tecnologia de ponta, o conhecimento e a experiência consolidadas nas bacias sedimentares brasileiras, assim como na de países da América Latina e África, onde, individualmente, já realizaram inúmeros trabalhos para as indústrias de petróleo e mineração", afirmou Darci Matos.

Sinergia

A existência de sinergias e expertises complementares permite um salto no patamar de oferta de serviços ao mercado que, por meio do crescimento orgânico isolado das empresas, demandaria um investimento e um período de tempo substancialmente maior.

A afinidade entre os planos de negócios das duas parceiras leva seus executivos a projetarem uma meta: a de a GeoQuasar STTG alcançar o marco de R$ 1 bilhão em faturamento até 2015. Hoje, reunindo quatro frentes de trabalho de levantamento sísmico (3 equipes de 2D e 1 equipe de 3D) em operação no território nacional, a nova empresa aspira, ainda, no mesmo prazo, tornar-se líder nesse segmento na América Latina.

A GeoQuasar STTG já nasce com um portfolio de clientes de peso, que atesta sua alta qualificação. Além de Petrobras, OGX, HRT, Vale e ANP, as duas companhias realizam ou já prestaram serviços para multinacionais do setor, como Repsol YPF, Petróleos de Venezuela (PDVSA), Devon, Norse Energy, Galp, Koch, Landmark, Maersk, Ecopetrol, assim como as independentes Bampetro, BrazAlta, Brazmin, Lábrea, Queiroz Galvão, Starfish e UTC, entre outras.

Por outro lado, os executivos destacaram que a integração da união das empresas representa um reencontro profissional de velhos amigos, uma vez que já atuaram juntos em outras oportunidades.

"Juntos somamos quase um século de experiência em levantamento sísmico e processamento de dados de bacias brasileiras", brincam os sócios da nova empresa, lembrando que os três executivos têm formações similares - em geologia e geofísica - e atuaram anteriormente em outras grandes empresas, como a Geokinetics, WesternGeco, Paradigm, CGG Veritas, entre outras.
 
Fonte: Revista Tn Petróleo

Vale e Petrobras estudam acordo para exploração de potássio em Sergipe

Fonte: Redação/ Agências
Data: 25/07/2011 16:32


A Vale pretende investir cerca de US$ 4 bilhões (R$ 6,2 bilhões) na expansão da exploração de potássio em Sergipe, em minas de silvinita e carnalita que pertencem à Petrobras. O acordo sobre a extensão da concessão ainda não foi definido, mas de acordo com o presidente-executivo da Vale Fertilizantes, Mário Barbosa, até setembro haverá uma solução para o assunto.

A presidente Dilma Rousseff resolveu interferiu nas negociações, e na semana passada ela se reuniu com os presidentes das duas empresas em Brasília. Para Dilma essa é a oportunidade de solucionar a dependência brasileira por fertilizantes importados. Atualmente o país importa 90% do potássio utilizado como adubo pela agricultura.

De acordo com Barbosa, após fechar o acordo, a Vale levaria cerca de quatro anos para aumentar a capacidade de produção no país, das atuais cerca de 700 mil toneladas para 2,4 milhões de toneladas por ano. A negociação da Vale é para obter um prazo de exploração das reservas em Sergipe por 35 anos. O prazo do acordo atual vence em 2017.

Enquanto este projeto ainda é negociado, a Vale trabalha para lançar o projeto Rio Colorado, na Argentina, que poderá produzir inicialmente 2,4 milhões de toneladas de potássio, a partir do segundo semestre de 2013. Segundo Barbosa, com a produção atual em Sergipe mais a Rio Colorado, a companhia seria capaz de suprir cerca de 40% da demanda brasileira por fertilizantes (considerando o consumo atual).

O diretor lembrou ainda que, com a expansão programada no terminal do Porto de Santos (SP), ficará mais fácil para a mineradora receber a produção de potássio importado da Argentina.
 
Fonte: Revista Tn Petróleo
 
 

BP Energy do Brasil oferece cerca de cem vagas para contratação imediata

Fonte: Redação
Data: 25/07/2011 17:01


A BP Energy do Brasil Ltda, que em maio recebeu aprovação da ANP para concluir a aquisição de dez blocos de exploração e produção de petróleo no Brasil, está com aproximadamente cem oportunidades abertas, nas áreas técnicas e administrativas, para contratações imediatas. A BP é uma das maiores empresas de energia do mundo e emprega cerca de 80.000 pessoas. Possui atividades de exploração em 29 países, e suas 22.100 estações de serviços atendem cerca de 13 milhões de clientes por dia.

A iniciativa faz parte da estratégia da BP em desenvolver os recursos humanos locais, já que a mesma tem como valor a capacitação e o desenvolvimento de seus colaboradores através de treinamentos locais e no exterior. As contratações com foco em profissionais experientes no setor de óleo e gás já iniciaram e estão disponíveis no site da BP Global (www.bp.com). Os candidatos interessados devem acessá-lo e selecionar o Brasil para oportunidades locais. Para se candidatar a uma vaga aberta e/ou futuras oportunidades, o candidato deverá se cadastrar no site. A empresa não recebe currículos por e-mail.

Como parte da estratégia de atuação no Brasil, programas de estagio e trainees também serão lançados no final do ano. Estudantes e recém-graduados em engenharia de petróleo, geologia, administração, geofísica, engenharia de produção, economia, dentre outros, terão a chance de participar do processo seletivo. A BP Energy do Brasil Ltda entende que ambos os programas representam a oportunidade de atrair potenciais talentos para a companhia e contribuem para a carreira do jovem profissional.

Atualmente, a BP no Brasil produz 25 mil barris de óleo por dia no Campo do Polvo, na Bacia de Campos.
 
Fonte: Tn Petróleo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Amazonas lidera produção de petróleo por terra no país

O estado do Amazonas mantém a liderança na produção de petróleo por terra no país. Durante o mês de maio, o Estado alcançou o total de 52.226 barris por dia. 

O número ficou 1,05% abaixo da marca alcançada no mês de abril, que foi de 52.782, mas, ainda assim, foi a maior entre as regiões produtoras. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já a produção de gás natural atingiu um total de 10.775. Com os resultados em petróleo e gás, o Amazonas alcançou a terceira posição no ranking (119.997 barris por dia), ficando atrás apenas de Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O primeiro Estado atingiu uma produção de 1.604.898, enquanto que o segundo ficou com 346.499. 

Logo atrás do Amazonas, aparecem três Estados do Nordeste. A Bahia produziu por dia 74.729 barris por dia, o Sergipe aparece com um registro de 68.607 e o Rio Grande do Norte fabricou 66.653 barris por dia.

A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil no mês passado foi de 2.361.080 barris de óleo equivalente por dia. A produção de gás natural em maio foi de 56 bilhões 899 milhões de metros cúbicos.
Fonte: http://www.emtempo.com.br/images/stories/fotos/2011/junho2011/eco-02-17-06-11.jpg

terça-feira, 19 de julho de 2011

As 13 perguntas mais clássicas de entrevista de emprego


Saiba como responder as questões mais cabulosas durante uma entrevista de emprego

A entrevista é a etapa mais importante de um processo de seleção. É o momento em que, olhando nos olhos do candidato, o recrutador  consegue comprovar intuições e tirar todas dúvidas possíveis. Só depois disso, ele estará apto para bater o martelo sobre a contratação ou não.

"Essa é a hora da verdade. O candidato tem que fazer de tudo para encantar o recrutador", diz Irene Azevedo, da consultoria DBM. Vencer a ansiedade e responder as expectativas do recrutador ao mesmo tempo não é tarefa fácil.

Por isso, conversamos com os principais headhunters do país para descobrir as perguntas mais tradicionais durante uma entrevista de emprego e quais as melhores maneiras para respondê-las. Confira.
Fonte: Exame

1.    Por que você está mudando de emprego?
Essa é a primeira pergunta entre as mais perigosas em uma entrevista de emprego. Por isso, é preciso extrema cautela para respondê-la. O candidato que decidir soltar o verbo contra o emprego anterior cai em descrédito logo de início.
 "Isso soa mal. Passa a impressão de um profissional intransigente que, na primeira mudança de rota, prefere uma movimentação", afirma Eduardo Baccetti, sócio-diretor da consultoria de recrutamento 2GET.
De acordo com Priscila de Azevedo Costa, coordenadora do programa Veris Carreira da Veris Faculdades, o caminho para conversar sobre essa questão de uma maneira convincente é remeter para o atual momento de carreira e para os próprios planos para o futuro.

2.    Por que você foi demitido?
Uma das principais saias justas em uma entrevista de emprego é quando o recrutador, sem nenhum pudor, busca saber o contexto em que o candidato foi desligado da empresa anterior.  O assunto é delicado e exige muito jogo de cintura do candidato. A melhor estratégia, segundo os especialistas, é ser sincero. E, em alguns casos, recorrer a um tom mais eufemista.
Nesse contexto, por exemplo, "o candidato pode dizer que divergia estrategicamente do direcionamento da empresa", exemplifica Irene. Ou, "admitir que estava em um momento em que não podia contribuir totalmente para as necessidade da empresa", diz Priscila. O importante, segundo ela, é tomar cuidado para não prejudicar a própria imagem ou falar mal da companhia.

3.    Por que quer trabalhar aqui?
Não vale responder que esse era o seu sonho de infância. Por isso, é fundamental estudar sobre os valores da empresa antes da entrevista e mostrar para o recrutador que seu plano de carreira está alinhado com essa visão.
"O candidato tem que ter muita consciência das suas próprias realizações e intenções", diz  Irene. "E, a partir disso, saber contar muito bem sua história".

4.    Quais suas principais realizações ao longo da carreira?
Para responder a perguntas como essa, é preciso fazer uma avaliação profunda sobre sua evolução na carreira antes da entrevista. Afinal, segundo os especialistas, esse tipo de tópico demanda informações precisas sobre os fatos que tornaram seu passado profissional memorável. "Se eu não tiver resultados que suportem e comprovem meus pontos fortes, não irá adiantar nada", afirma Irene.

5.    Quais seus principais fracassos?
Aqui a proposta do recrutador é entender como você reage diante de situações difíceis. Por isso, não tenha medo de relatar os problemas que você já enfrentou em outros empregos. Foque, contudo, na maneira como conseguiu driblar as dificuldades e nas lições que tirou de cada situação. A, ideia, segundo os especialistas é tentar mostrar que os fracassos, no fim, contribuíram pra seu amadurecimento na carreira.

6.    Quais seus pontos fortes?
Elencar as próprias qualidades nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, saber falar sobre isso de uma maneira elegante é essencial durante uma entrevista de emprego. Lembre-se que este é o momento para mostrar ao recrutador que você tem as características necessárias para o cargo em questão. Contudo, cuidado para não cair no narcisismo vazio. "Ele precisa mostrar exemplos práticos dessas qualidades", afirma Priscila.

7.    Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos?
Para responder a tradicional pergunta sobre defeitos, boa parte dos candidatos recorrem ao macete clássico de se definir como um profissional perfeccionista. "Todo mundo quer transformar uma qualidade excessiva num defeito", afirma Priscila.
Segundo ela, diante desse clichê, os recrutadores logo ficam com um pé atrás. Agora, se você realmente é perfeccionista, a dica é dar um exemplo prático que prove essa característica. E, para mostrar que está sendo sincero, conte sobre outro defeito. Mas, cuidado para não dar um tiro no pé. "Escolha uma questão que não atrapalhe muito sua eficiência no trabalho e contextualize", diz Priscila.

8.    Quais são suas motivações?
O objetivo do recrutador com esta questão é avaliar se o perfil do profissional é coerente com a estrutura da empresa. "Todo mundo precisa ser motivado para continuar a produzir bem", diz Priscila. E ninguém quer contratar um profissional que, em poucos meses, perca o contentamento em trabalhar. Por isso, para seu próprio bem, não tente dissimular uma resposta padrão. Seja sincero consigo mesmo e mostre qual a empresa ideal para seu perfil.


9.    Consegue trabalhar sob pressão?
Saber lidar com a pressão no mercado de trabalho é uma postura que exige tempo e aprendizado. Por isso, mostre para o recrutador exemplos práticos que comprovem que você consegue se dar bem em situações como essas. "Não responda apenas sim ou não. Sempre traga uma experiência que esclareça o que você quer contar", diz Priscila.

10.    Conte sobre sua família? O que faz nas horas vagas?
Os recrutadores hoje já entendem que vida profissional e pessoal estão, sim, ligadas. Por isso, com essa pergunta, a proposta é entender como a rotina pessoal influencia a dinâmica durante o horário do expediente. "Conforme a pessoa fala, queremos identificar quais os valores que ela tem",  explica Priscila. Segundo ela, o ponto não é tentar ser perfeito, mas mostrar como você administra os principais conflitos da vida.

11.    Qual sua pretensão salarial?
A dica de Irene para esse momento da entrevista é tentar adiar ao máximo sua resposta. "Explique que o valor da sua remuneração só pode ser definido quando você entneder todos os desafios do cargo", explica. Se a justificativa não pegar e o recrutador insistir em uma resposta, conte qual era seu último salário.

12.    Quais seus planos para o futuro?
Neste ponto, o recrutador quer identificar se sua estratégia de carreira está alinhada ou não com o ritmo da corporação. Nem sempre, contudo, é fácil ter na ponta da língua projetos para um futuro muito longínquo. Se esse for seu caso, não se desespere. Seja sincero e mostre consistência nos planos para médio e curto prazo.

13.    Por que devo contratar você?
Essa pergunta requer extrema coerência do candidato com todas as informações que passou para o recrutador durante o processo de seleção. É, neste ponto, que ganha relevância, o profissional que souber fazer o melhor marketing pessoal. "O perfil pessoal acaba determinando muito, o brilho no olho, a vontade de ainda querer fazer", diz Baccetti, da 2 GET.

Fonte: QG do Petróleo

sábado, 16 de julho de 2011

Relatório do PetroNor


     Nos dias 14 e 15 de Julho de 2011, em Manaus, aconteceu o PetroNor - Petróleo na Amazônia: Desafios e Oportunidades de Negócios e a Associação dos Tecnólogos e  Acadêmicos de Petróleo, Gás e Mineração do Amazonas - ATAPGMA, esteve presente, participando ativamente do evento, seja como expectadora, através de seus membros ou como formadora de opinião, agindo diretamente na tomada das decisões e metas a serem buscadas durante todo o resto do ano, onde foram criadas 10 ações que deverão ser desenvolvidas e encrementadas, dessas quais 04 (quatro) ações, foram propostas pela ATAPGMA e aceita com algumas melhorias. São elas: 1 - MAPEAR A QUALIFICAÇÃO NECESSÁRIA E AS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DAS DIVERSAS FORMAÇÕES E ADEQUAR AS GRADES DOS CURSOS APARTIR DAS NECESSIDADES DO MERCADO, para evitar que o profissional fique desempregado enquanto faltam profissionais para as diversas áreas; 2 -ENVOLVER OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES NAS DISCUSSÕES, essa medida almentará o coeficiente de empregabilidade para os membros dessas instituições públicas; 3 - CRIAR UM PLANO DE INTEGRAÇÃO ENTRE EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO ATRAVÉS DE VISITAS TÉCNICAS, PALESTRAS, ESTÁGIOS, etc...; 4 - DESENVOLVER PROJETO PARA CRIAÇÃO DE LABORATÓRIOS DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PÚBLICAS E PARTICULARES. Esta medida visa o aperfeiçoamento dos acadêmicos de forma a estarem alinhados às empresas, diminuindo a lacuna existente entre a TEORIA E A PRÁTICA.
    Espero ter dado minha contribuição enquanto membro do comitê gestor, pois acredito que todos os profissionais, tanto Tecnólogos quanto engenheiros tem o mesmo potencial, basta que sejam dadas condições para que ambos possam demonstrar seus POTENCIAIS. Além dessas ações, também aperfeiçaoamos nosso NETWORKING com outras entidades e instituições integrantes da indústria do Petróleo e Gás.
    Durante o evento, buscamos fechar algumas parcerias para realização de eventos, cursos e treinamentos para nossos associados e para comunidade em geral. Vamos intensififar as ações de divulgação da ATAPGMA entre o meio empresarial, buscando a independência financeira e o reconhecimento como uma instituição formadora de mão de obra especializada e defensora do modelo de desenvolvimento profissional na indústria do Petróleo, Gás e Mineração.

Com o Prefeito de Coari, Arnaldo Almeida Mitouso e Equipe no Stand de Coari.



Com o superintendente da Zona Franca de Manabi - Equador, Sr. Danilo Reyes.


Participando do Workshop sobre a formação de mão de obra na Indústria do P&G.


Com o Dep. Sinésio, Sec. Daniel Nava, Sec. de Com. de Coari Aládia e colegas de Faculdade.


Com os organizadores do PetroNor.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PetroNor

Senhores,


Convido a todos a participarem do PetroNor, um evento único em nossa região, oportunidade para aprender com quem realmente faz a diferença na área e também, oportunidade para você atualizar seus contatos e confraternizar com os amigos!!!!


Estaremos por lá e conto com a sua participação, o evento acontece no Manaus Plaza e o horário é das 08h00min às 18h00min.

Abraços!!

Edmilson Aguiar de Souza
Tecnólogo de Petróleo e Gás

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Engenheiro Trainee Queiroz Galvão


A Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG) é a maior companhia privada de prestação de serviços de perfuração e produção do Brasil. Com mais de 30 anos de operações contínuas, a QGOG construiu sua reputação por sua excelência em serviços de perfuração onshore e offshore.

Como parte integrante de um dos maiores grupos industriais do Brasil, o Grupo Queiroz Galvão, a QGOG aproveitou as oportunidades abertas no mercado nacional e intensifica os planois de investimentos para os próximos anos.

Com o contínuo crescimento, a empresa triplicou seu quadro de profissionais nos últimos quatro anos, sempre evidenciando a mão de obra brasileira. O aquecimento dos negócios no setor traduz o ritmo acelerado de desenvolvimento, trazendo muitos desafios - não só para selecionar, como para desenvolver e reter seus talentos. 

Aqui, um mar de oportunidades espera por você...


ENGENHEIRO TRAINEE
  • Programa de desenvolvimento acelerado para Engenheiro Trainee.
  • Duração média de 2 anos e 4 meses.
  • Objetivo: Desenvolver engenheiros recém formados nas áreas de Eletroeletrônica e Mecânica visando ao final do programa assumir posições de supervisão na plataforma e /ou assistência de gerência das unidades marítimas.
  • O programa está dividido em Treinamentos on the job - à bordo e na Base e Treinamentos externos (qualificação).
  • Ao final do Programa de Treinamento o profissional continuará seguindo o plano de carreira da empresa.
  • O Processo seletivo contará com provas on line, presenciais, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas e exames médicos.
  • Desejável Pós Graduação em Petróleo e Gás

Obrigatório INGLÊS AVANÇADO.
Local da vaga: Rio das Ostras/RJ/BR (8 vagas)

domingo, 10 de julho de 2011

Gratuidade em minicurso de Ressonância Magnética Nuclear



A promoção Bolsa Integral oferece duas bolsas gratuitas para o minicurso "Aplicações da tecnologia de RMN de Baixo Campo em avaliação de formações", que será ministrado entre 16 e 18 de agosto, no Rio de Janeiro, pelo Dr.Eng. Pedro A. Romero, gerente de Geociências no Rio Research and Technology Center, da Baker Hughes do Brasil.

A promoção Bolsa Integral é uma parceria entre o Portal Geofísica Brasil e a Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP) voltada para a difusão de conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de estudantes e profissionais com forte interesse na área de Petróleo e Gás.

Para saber mais sobre o minicurso "Aplicações da tecnologia de RMN de Baixo Campo em avaliação de formações", clique aqui.

Regulamento

Apenas usuários cadastrados no Portal Geofísica Brasil podem participar desta promoção.

Para se inscrever, siga corretamente as instruções abaixo:

1) Cadastre-se no site www.geofisicabrasil.com (caso ainda não seja usuário);

2) Escreva um texto original entre 500 e mil caracteres com o seguinte tema: Descreva o valor da tecnologia de RMN na petrofisica.

3) Envie o texto até as 12 horas do dia 15 de julho de 2011 para o endereço eletrônicobolsas@geofisicabrasil.com, informando também o nome completo, nome de usuário no Portal Geofísica Brasil, profissão, formação acadêmica, endereço eletrônico (igual ao fornecido ao Portal Geofísica Brasil) e o número do telefone para contato (com DDD);

4) Os textos serão avaliados pelo próprio instrutor do curso. Os autores dos melhores trabalhos concorrerão a duas bolsas integrais no valor equivalente ao da inscrição (R$ 1.500,00) para assistir gratuitamente o minicurso oferecido pela ABGP com direito a certificado de participação;

5) O resultado da promoção será publicado no dia 18 de julho de 2011 no Portal Geofísica Brasil.

6) A bolsa compreende apenas a gratuidade no valor da inscrição e não inclui despesas pessoais de hospedagem e transporte dos contemplados até o local do evento;

7) O candidato que não morar no Rio de Janeiro, deverá ter capacidade de se deslocar até o local do minicurso e se manter por conta própria;

8) Os candidatos sorteados serão procurados por telefone e deverão confirmar imediatamente sua presença no minicurso;

9) Serão contemplados com a bolsa integral os sorteados que confirmarem presença assim que forem contatados por telefone;

10) Serão realizados tantos sorteios quantos forem necessários até que um candidato confirme presença, preenchendo assim as duas vagas disponíveis.

Parceria
A promoção "Bolsa Integral" é uma parceria entre o Portal Geofísica Brasil e a Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP) e tem como principal objetivo divulgar os minicursos promovidos pela ABGP, entidade voltada para a difusão de conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de estudantes e profissionais com forte interesse na área de Petróleo e Gás.

Local
O minicurso "Aplicações da tecnologia de RMN de Baixo Campo em avaliação de formações", será ministrado entre 16 e 18 de agosto, no Rio de Janeiro, na sede da BQ - Rua São José 40 - 12º andar - Centro, Rio de Janeiro, das 9hs às 17hs.

Para saber mais sobre o minicurso "Aplicações da tecnologia de RMN de Baixo Campo em avaliação de formações", oferecido pela ABGP, clique aqui.

Mais informações com Mônica Figueiredo, diretora executiva de Eventos e Novos Projetos da ABGP. E-mail: abgp@abgp.com.br. - monica@abgp.com.br. Telefone: (21) 2215-2353; Celular (21) 7701-6926;

Fonte: Geofísica Brasil

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso de Formação de Operador de Estação de Petróleo e Gás Natural

Senhores,

Devido ao grande número de procura por profissionais qualificados e a FALTA deste no mercado local e ainda a política da empresa em valorizar o profissional local, Fui em busca de um curso que pudesse ser ministrado por aqui e que este curso aumentasse a empregabilidade na área de Petróleo e Gás, encontrei um que acredito ser muito interessante, vou colocar para consulta.
A idéia é obter um desconto máximo, o curso tem custo aproximado de R$1.800,00 (Hum mil e oitocentos), já conversei com o dono do curso e ele consegue dar desconto de 15% a 20% caso ultrapassemos o número de 60 inscritos, esse desconto já é mais um benefício da nossa Associação. Conto com vocês...
Edmilson Aguiar de Souza - Tecnólogo de Petróleo e Gás
Presidente da Associação

Espero que me comuniquem com urgência pelo E-mail: edmilson_mtv@hotmail.com, divulguem para seus amigos.

Exploração de petróleo e gás projeta mais 8 mil empregos no Amazonas ainda em 2011


A entrada de novas empresas na exploração de petróleo e gás natural vai aumentar a oferta de empregos no Estado, mas ainda faltam profissionais qualificados para as vagas.
[ i ]Empregados da Parente e Andrade, empresa que oferece mão de obra para a Petrobras e a HRT, ganham novas frentes de trabalho.
Manaus - A entrada de novas empresas no setor de exploração de petróleo e gás e a expansão das atividades da Petrobras no Amazonas, pelo menos 8 mil vagas de emprego para o setor deverão ser abertas até o fim do ano.
Com esse movimento, a mão de obra torna-se cada vez mais valorizada, mas a falta de experiência profissional e a pouca oferta de capacitação são obstáculos para a colocação de mão de obra local.
A mais nova companhia de atividade petrolífera, HRT Oil & Gas, iniciou no último dia 21 de abril a perfuração do primeiro poço de óleo na bacia do Solimões e atualmente emprega 3 mil trabalhadores direta e indiretamente no Amazonas.
O gerente do Projeto Solimões da HRT, Eduardo Freitas, conta que a chegada de mais oito sondas vai exigir da empresa contratações em funções como engenheiros de petróleo, profissionais de planejamento e logística.
Essas atividades, segundo Freitas, estão sendo as mais difíceis de encontrar profissional qualificado com alguma especialização ou prática na área de petróleo e gás no Estado.
“Fizemos um recrutamento há dois meses  para engenheiro de petróleo, 300 currículos foram enviados, mas nenhum selecionado era de Manaus”, disse.
“A área de planejamento também está carente de pessoas com formação em petróleo e gás, estamos com duas ou três vagas em aberto para esses profissionais sem conseguir preenchê-las e estamos dando preferência às pessoas residentes em Manaus ou nos locais próximos às atividades da empresa, como Tefé, Carauari e Coari”, afirma Freitas.  
A expansão das atividades da HRT vai solicitar serviços de atividades portuárias, logística, locação de balsas, entre outros. Interessados devem ficar atentos aos editais que serão publicados pela HRT nos jornais recrutando colaboradores. O próximo edital deve ser publicado no final de julho com 30 vagas para atividades variadas, informou o gerente da companhia.
Com a chegada da HRT Oil & Gas no Estado o quadro de vagas da empresa de recrutamento e seleção Worktime aumentou 60% em relação ao ano passado, informou o gerente regional, Alexandre Viana.  Segundo ele, as funções de técnico em logística, almoxarife, movimentação de cargas, técnicos de segurança do trabalho e engenheiros de todas as áreas (químico, produção, civil e mecânico) estão entre as vagas mais requisitadas pelas empresas de exploração de óleo e gás que atuam no Amazonas. “A questão é que muitos profissionais ainda estão em formação e sem experiência prática, o que acaba elevando o salário daqueles que possuem alguma experiência”, afirmou.
Os salários iniciais médios variam de R$ 600, mais benefícios de periculosidade, para a função de movimentação de cargas e até R$ 1.900, para  técnico em logística. De acordo com Viana, para engenheiros e outras funções que exigem graduação os salários iniciais ultrapassam R$ 5 mil e para aqueles que já possuem alguma especialização o salário é superior a R$ 10 mil. Os interessados podem enviar currículo para manaus_4@worktime-rh.com.br
A empresa internacional Georadar Levantamentos Geofísicos venceu licitação e foi contratada pela Petrobras para realizar trabalhos de investigação sísmica nos municípios de Itacoatiara, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá e Itapiranga, no Amazonas. As operações terão início no final de junho e vão durar 17 meses.
A empresa divulgou que 1,5 mil empregados vão trabalhar na pesquisa de existência de bens minerais, petróleo ou gás e que cerca de 70% dos trabalhadores serão provenientes da região amazônica. A empresa não quis divulgar ainda as funções que serão requisitadas, mas geólogos, engenheiros e profissionais técnicos são algumas atividades fundamentais para a realização desse trabalho.
Fonte: Diário do Amazonas