sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SEMINÁRIO DIA DO PETRÓLEO

Acontece no próximo dia 29 de setembro o seminário DIA DO PETRÓLEO - ASPECTOS TECNOLÓGICOS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO AMAZONAS e tem o objetivo de levar a classe profissional e acadêmica as mais recentes informações deste setor, tão importante para a economia mundial e de fundamental importância para o Estado do Amazonas. Participe!


Edmilson Aguiar de souza
Organizador

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

écnicos e tecnólogos são mais necessários para a indústria brasileira que engenheiros

O gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai, Rolando Vargas Vallejo, afirmou durante o 27º Congresso Brasileiro de Manutenção (Abraman), que não há uma necessidade tão grande de engenheiros no mercado como muitos afirmam.

“Técnicos e tecnólogos são os profissionais mais necessários na indústria brasileira atualmente”, disse Vargas em Mesa Redonda sobre os desafios na formação de mão de obra na área de manutenção. Para ele, as empresas têm atribuído a engenheiros funções que devem ser exercidas por profissionais com formações técnicas. “É necessário mostrar para as empresas que elas precisam de técnicos e tecnólogos”, afirmou.

Vargas disse ainda que o Senai construirá 53 novos centros de ensino, incluindo unidades móveis, caminhões e um barco, que oferecerão infraestrutura para aulas e avaliações. Também serão criados 23 institutos de inovação e 38 de tecnologia, em que os alunos terão o objetivo de solucionar problemas técnicos existentes atualmente na indústria.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/noticia/35057/tecnicos-e-tecnologos-sao-mais-necessarios-para-a-industria-brasileira-que-engenheiros

HRT descobre gás em larga escala em Solimões (AM)

Segundo a empresa, o poço 1-HRT-9 indica potencial de 3 milhões de metros cúbicos por dia


Foto: divulgação
A HRT, petrolífera brasileira, anunciou nesta quarta-feira (12) a conclusão do teste de formação do poço 1-HRT-9. O poço confirmou grande potencial de gás em um dos blocos na bacia de Solimões, no Amazonas. Segundo estimativas da empresa, a descoberta indica um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos por dia nesta acumulação.

“Este poço confirma o alinhamento gaseífero ao sul e a leste do Campo de Juruá, demonstrando uma integração com as descobertas de gás dos poços 1-HRT-5-AM, 1-HRT-8-AM e 1-HRT-2-AM”, afirmou o diretor presidente da HRT O&G, Milton Franke.

A conclusão do poço levou ao aumento da produção da empresa, atingindo quantidade superior a 700 mil metros cúbicos de gás natural por dia, acima da capacidade operacional da planta de teste.


O prospecto testado é parte de uma estrutura geológica com cerca de 56 km2 de área, situada a sudoeste do Campo de Juruá, com capacidade para armazenar entre 10 e 32 bilhões de metros cúbicos (0,35 a 1,13 Tcf) de gás recuperáveis.

Segundo o presidente da HRT, Marcio Mello, o resultado demonstra que a bacia do Solimões possui um dos maiores potenciais gaseíferos entre todas as bacias brasileiras.

Maior poço produtor de gás

Em julho deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o maior poço produtor de gás no Brasil foi o poço 7 PERZESS, no campo de Peroá, na bacia do Espírito Santo, que produziu 1,8 milhão de metros cúbicos diários. O poço capixaba pertence à Petrobras.

(Com informações da Exame e Folha de São Paulo)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mudança de Efetivos!

Sumario
A “A Grande Mudança do Efetivo” segue uma logica similar a do “Peak Oil”. Enquanto as pessoas se aposentam e os jovens estão, ainda, ganhando experiência e know-how, um espaço entre capacidades e habilidades tende a se abrir. Em algum ponto, tal espaço, torna-se tão serio que uma simples diminuição na carga de habilidades adquiridas lidera significantes restrições no crescimento. A realidade é, realmente, menos alarmante, dado a continua reciclagem de conhecimentos e tecnologia para fazer face aos emergentes desafios na indústria do petróleo.
Analise
Considere este cenário: Uma significante proporção dos engenheiros e técnicos empregados pelas principais companhias de petróleo (Exxon, Chevron, Shell, Total) estão se aproximando dos cinquentas anos. Pelo lado dos recrutadores, estes empresas tendem a crescer seus próprios preparativos para recrutamento de pessoas jovens (de faculdades e escolas técnicas e bons, idôneos e recomendados cursos livres), treina-los e mantê-los na empresa por, praticamente, toda a vida profissional e produtiva. Com mais pessoas se aposentando aos 55 anos, a fuga de talentos esta começando a ultrapassar a injeção de jovens talentos que podem ser considerados “prontos para o mercado”. A consequência parece ser clara – A falta de profissionais impedem as empresas de crescer e dimensionar novas oportunidades.

Os problemas de crescimento e capacitação estão, provavelmente, surgindo de outros lugares e não destas perdas naturais por aposentadoria. As “Grandes” parecem empregar falhas de estratégias semelhantes aos que bancos de investimento são acusados, quando ganhos diminuem por causa de baixos preços do óleo e do gas, eles reduzem suas forças de trabalho para aumentar o lucro. Infelizmente, os talentos que as companhias querem manter são provavelmente os primeiros a sair, visto que eles são mais “empregáveis” e valorosos para um competidor fora do plantel das “Grandes”.

No meio destas mudanças, a rotação de pessoal que ocorre, inclina-se para afetar o existente relacionamento empregador-empregados. Ironicamente, para alguns destes técnicos experientes a opção foi fazer seu caminho de volta como consultores independentes que são contratados pelas mesmas empresas que trabalhavam. Nesta nova modalidade de contratação os antigos empregados, agora consultores, recebem maiores valores que aqueles antigos de quando eram empregados, a flexibilidade de ter mão-de-obra contratada tem sua atração para as empresas, apesar do custo maior.

Como consequência “perda de talentos” estas estão sendo repostas pelas contratações de “consultores”. Com alguma sorte, alguns jovens terão como mentores os consultores e manterão o equilíbrio da demanda.
Entretanto, isto é uma espécie de paliativo. O que se faz necessário é uma forma de atração de talentos mais planejada. As “Grandes” sofrem de uma, relativamente, rígida hierarquia similar a militar. Talentos externos necessitam serem motivados para alcançar promoções e não tem que ser vistos como mão-de-obra inexperiente porque, eles, podem ter obtido alguma experiência fora da companhia. Para encaixar-se, novos contratados tem que revalidar suas qualificações e isto é um não-atrativo a eles.

Esta “troca de cadeiras” apresentada acima me faz pensar o seguinte:

- Empregados mais experientes saem dos quadros efetivos das companhias e tornam-se consultores independentes sendo contratados por estas mesmas empresas e outras.
- Os jovens são contratados pelas empresas e trabalham junto a estes, agora consultores, ex-empregados e, assim, vão adquirindo experiência.
- Ao passo que estes consultores vão se retirando definitivamente devido a fatores como idade avançada e outros, por exemplo. Estes jovens, agora não mais tão jovens assim e já com muito mais experiência, vão assumindo postos como consultores independentes.

E, desta forma, o mercado se movimenta. Atentar para a forma de movimentação é o grande segredo.

Abraços e até a próxima.

Luiz Henrique
luizhenrique_99@yahoo.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vagas de Estágio na Petrobras Distribuidora

Petrobras Distribuidora oferece várias oportunidades para estudantes de níveis médio e superior, em diversas localidades do país.

Estão abertas até 16 de outubro as inscrições para a nova edição do Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, com oportunidades para estudantes de níveis superior e médio profissionalizante, em diversas localidades do país.
Veja:
Concurso do IBAMA oferece 300 vagas
Os estudantes devem estar cursando os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na Companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma. Os candidatos que se cadastraram anteriormente no programa não precisam renovar a inscrição.
Experiência - O objetivo do Programa de Estágio BR é proporcionar aos estudantes uma bem sucedida experiência de aprendizagem profissional. Além de capacitação técnica, a prática durante o estágio possibilita o desenvolvimento sociocultural e das relações de trabalho, fundamental para a atuação dos futuros profissionais.
SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

Os candidatos são convocados para uma entrevista de seleção, na medida em que surgem vagas para o curso em questão. Podem também ser solicitadas a realização de pequenas tarefas para avaliação de determinadas habilidades.
Os candidatos aprovados na seleção deverão apresentar toda a documentação solicitada (declaração escolar, cópia e original do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência, CTPS, Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos) Titulo de Eleitor, atestado médico; 2 fotos 3x4, cópia do documento de identidade e do CPF do responsável (se for menor de 18 anos).
Os candidatos que não forem selecionados nas entrevistas permanecem cadastrados e poderão ser convocados em uma nova oportunidade. Os inscritos de nível médio (técnico) permanecem no cadastro até 6 meses após a data de término do curso informada no ato da inscrição, desde que haja necessidade de cumprimento de carga horária de estágio. Já os candidatos de nível superior permanecem no cadastro até a conclusão do curso.
BENEFÍCIOS

Os estagiários de nível médio têm direito aos seguintes benefícios (referente a 4 horas diárias de estágio):
- Bolsa de Complementação Educacional: R$ 583,43
- Seguro de acidentes pessoais
Os estagiários de nível superior têm direito aos seguintes benefícios (referente a 4 horas diárias de estágio):
- Bolsa de Complementação Educacional: R$ 696,07
- Seguro de acidentes pessoais
Os estagiários de nível superior têm direito aos seguintes benefícios (referente a 6 horas diárias de estágio*):
- Bolsa de Complementação Educacional: R$ 865,02
- Seguro de acidentes pessoais
* Apenas no caso dos estudantes de Direito a serem selecionados como estagiários da Gerência Jurídica.
HORÁRIO E DURAÇÃO

- Horário de Estágio
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, totalizando 4 (quatro) horas diárias de estágio.
Para os estudantes do curso de Direito (Gerência Jurídica), a carga horária de estágio poderá ser de 6 (seis) horas diárias, sendo das 8h às 14h ou das 12h às 18h.
Pode haver pequenas alterações no horário do estágio de acordo com as características regionais.
- Duração do Estágio
O estágio possui duração de 12 meses improrrogáveis, com exceção dos estágios de Direito que poderão ser prorrogados por mais 12 meses.
Confira os Cargos / Localidades de Estágio
INSCRIÇÃO E REQUISITOS

As inscrições dos candidatos de nível médio (técnico) permanecem no Cadastro de Candidatos a Estágio até 6 meses após a data de término do curso informada no ato da inscrição, desde que haja necessidade de cumprimento de carga horária de estágio.
Quanto aos candidatos de nível superior, suas inscrições permanecem no Cadastro até a conclusão do curso.
Os candidatos que têm cadastro devem atualizar seus dados realizando uma nova inscrição (como se ainda não estivessem cadastrados).
Para se candidatar a uma vaga de estágio na Petrobras Distribuidora é preciso:
a) ser maior de 16 (dezesseis) anos ou 18 (dezoito) anos no caso de estágios em áreas consideradas como sendo de risco
b) para estudantes de nível superior (bacharelados), estar cursando os 02 (dois) últimos anos ou 04 (quatro) últimos semestres.
c) para estudantes de nível médio (técnico), estar cursando os 02 (dois) últimos anos ou 04 (quatro) últimos semestres. Para aqueles que concluíram o curso é possível realizar o estágio na Companhia, desde que a Instituição de Ensino informe (por meio de declaração) que o estágio é condição indispensável para obtenção de certificado ou diploma;
d) estar matriculado em um dos cursos em que a Cia. oferece estágio.
e) estudantes do sexo masculino maiores de 18 anos, estar em dia com as obrigações militares.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Faça aqui http://brcadestagio.br-petrobras.com.br:8080/CadastroEst/Cadastramento.jsp a sua inscrição para o Programa de Estágio da Pertrobras Distribuidora.
As inscrições estão abertas entre os dias 14 de agosto e 16 de outubro de 2012.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo SAC 0800-789001.
Mais informações no site www.br.com.br.