quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Importancia de Visitas Técnicas e Aulas Práticas!

Senhores,




Um comentário das minhas postagens, no Blog QG do Petróleo, levou a me colocar na situação da maioria dos estudantes de engenharia e tecnologia de petróleo. Como pode um aluno ter uma boa formação sem conhecer a parte prática da indústria? Não entendo como!

Isto me motivou a organizar uma serie de visitas com aulas praticas em locações de atividades de exploração e produção onshore aqui no Nordeste.

Onshore por quê? Porque esta, em minha opinião será a saída para a exploração desenvolvida do país. O offshore sempre é influenciado pelas direções econômicas devido aos altos valores envolvidos e sofre tamanha concentração de vagas de emprego, os tão falados, aqui no blog, networking ou, no Brasil, quem indica!

Mas, como trazer estes alunos para cá? Usarmos o sistema normal tal como um pacote turístico? Poderia ser a alternativa a muitos, mas, inviável para outros. As faculdades poderiam arcar com parte deste custo? Sim, deveriam! Seria bem em conta para elas, como empresas, muito mais do que para alunos individualmente.

Para alunos dos últimos períodos, estas aulas-práticas/visitas, seriam uma excelente complementação a, às vezes deficiente, formação na graduação.

Para alunos a partir do 5º período, será, extremamente, importante para que possam nortear suas carreiras com uma escolha da área de atuação. Venho falando disto há muito tempo, o maior erro que os alunos comentem, a meu ver, é o de querer aprender tudo! Isto, sabemos, é humanamente impossível e, acaba retirando o foco de um aprendizado mais especifico e real. Além de facilitar o entendimento das disciplinas vindouras.

Na recente aula-prática/visitas do Curso de Gerenciamento da Produção de Petróleo e Gás Online, as despesas coletivas foram rateadas por todos e, as individuais, cada um arcava com a sua.

O que veríamos aqui:

Como são realmente as sondas! Como funcionam! Como eles trabalham! As dimensões reais de cada equipamento e ferramenta! Com tudo isto em mente fazer uma programação de perfuração consciente da velocidade de perfurar da sonda escolhida para o serviço! Tal como abaixo.

A disposição dos equipamentos e dispositivos de separação e armazenagem, a reinjeção de agua produzida! As unidades de bombeio mecânico, as bombas BCP, hastes de bombeio, cabeça de poço, árvore de natal seca!


Formaremos um grupo pequeno. Escolheremos um fim de semana, ou feriado prolongado adequado a todos. Quem quiser aderir mande um mail para: edmilson_mtv@hotmail.com ou luizhenrique_99@yahoo.com


Abraços a Todos!

Luiz Henrique
luizhenrique_99@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário