quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Resultado da Pesquisa do Desemprego e Providências!


Senhores,

Após analisar o resultado (já esperado), até agora, da pesquisa do desemprego postada por mim no dia 22/8 ultimo, cheguei a terrível conclusão de que, se não fizermos algo agora perderemos o “bonde” da história e teremos um verdadeiro exército de engenheiros, tecnólogos e técnicos de petróleo e gás desempregados e/ou em subempregos para sempre.

Proponho (eu e outros interessados em ajudar) o seguinte:

1. Organizar visitas à indústria tal como sondas terrestres, estações de produção, presenciar serviços de Sonolog, perfilagem, fraturamento hidráulico a estudantes e recém-formados sem custo efetivo, isto é, com custos, apenas, de deslocamento, hospedagem e alimentação que são individuais.

2. Realizar cursos de complementação das péssimas grades das universidades. Não para ofertar certificados, mas, garantir que o aluno, realmente, aprenda as disciplinas como deveria ser ao termino da graduação.

- Grupo de alunos, Diretórios Acadêmicos, Associações de Profissionais e Capítulos Estudantis do SPE que queiram ter estes cursos de perfuração, completação, perfilagem/Sonolog e produção com uso de simuladores e duração de 01 fim de semana inteiro, isto é, 08 aulas no sábado e 08 aulas no domingo com custo por aluno de R$ 100,00/aluno para custear o deslocamento do professor e de R$ 50,00/aluno, se for aqui, em Salvador.

A principio pode parecer pouco tempo de curso, mas, como é 100% prático e, a teoria, que demanda mais tempo das aulas estes já a tiveram nas faculdades/escolas técnicas. Será, realmente, a aplicação das técnicas já assimiladas.

Estes minicursos dados “in loco” necessitam de compromisso dos participantes em estar disponível para acompanhar as operações. Por exemplo: Vamos acompanhar um fraturamento hidráulico. Vamos ter que permanecer na locação até o fim deste e pode estar chovendo, estar um sol “de rachar”, ser de madrugada, etc.



3. Propor às empresas, as quais temos excelente relacionamento, a liberação de dados para o estudo por parte dos alunos e recém-formados dos problemas de perfuração, completação e produção sem custo. A intenção será mostrar estes novos talentos ás empresas contratadoras. Eu já faço isto há algum tempo e vem dando certo e, desta forma, já coloquei em torno de 13 profissionais no mercado.

4. Disponibilizar nossos acervos técnicos pessoais para acesso dos alunos e prover ajuda na confecção de TCC, Teses e Monografias, sendo um “orientador informal”.

Aqueles que estiverem interessados em participar deste programa devem me mandar um email (não mandem currículos).

Abraços a Todos!

Luiz Henrique
luizhenrique_99@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário