sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Equipe Estupeg visita fabrica de Vassoura Ecológica

Fábrica de Vassouras no Igarapé do Passarinho produz vassouras a partir de garrafas PET retirada das ruas e igarapés em Manaus/Amazonas
        A reciclagem e a reutilização, são necessárias para que a natureza seja poupada e também por gerar renda a diversas famílias que muitas vezes, tem na reciclagem única fonte de renda da família, é o caso do casal Irinaldo Pires Bezerra, o “Seu Naldo” e a Dona Maria Carícy Pereira Miranda, a “Dona Karen” como são mais conhecidos, eles tem no quintal da casa onde moram uma pequena fábrica de vassouras. Sua fábrica gera direta e indiretamente 20 empregos, desses, metade são de catadores, que recolhem nas ruas as garrafas Pet e a outra metade o pessoal da transformação, que realmente põem a mão na massa, ou melhor, no Pet.
Na pequena fábrica, montada nos fundos de sua residência, as garrafas são lavadas, é feito retirado dos rótulos, tampa e fundo para que sejam transformados em fios que posteriormente passarão pelo processo de transformação até que a vassoura esteja pronta. O casal reclama da falta de apoio dos órgãos governamentais, segundo o proprietário, a empresa está 100% legalizada, porém a falta de linhas de crédito para o setor é a principal reclamação, segundo o proprietário, se houvesse um pequeno investimento, poderia dobrar a produção e o melhor, retirar mais garrafas da natureza, melhorando o meio ambiente e a vida dessas pessoas.
Também é interessante ressaltar que cada máquina foi projetada e construída pelo “Seu Naldo”, ele é Técnico Mecânico e fabrica as próprias máquinas, uma vez que o custo para aquisição é muito alto e eles além de não terem dinheiro não encontraram linhas de créditos para a compra do material. Hoje o “Seu Naldo” se especializou em fabricar máquinas e é daí que eles sobrevivem, confecção das vassouras e uma vez ou outra ele produz uma máquina para alguém.
Números:
·         A capacidade de processamento diário é de 02 Toneladas de Pet;
·         Por semana, são produzidas 80 dúzias de Vassouras;
·         Cada dúzia custa é vendida em média por R$ 53,00 (cinqüenta e três reais);
·         Uma garrafa chega a produzir até 125 metros de fio, processo este que leva em média 04 segundos;
·         Para cada Vassoura são utilizadas mais ou menos 10 garrafas para sua confecção.
- Hoje, o casal necessita de um caminhão médio para transportar as garrafas Pet dos catadores até a fábrica;
- Necessitam de um torno mecânico, uma máquina de soldas, uma Fresa e uma Furadeira industrial.
·         Quem se interessar pelo projeto e tiver interesse em colaborar com o projeto, pode entrar em contato com o casal pelo telefone 55 92 9181-8516 e falar com Naldo ou Karen.


 
Figura 1. Matéria prima sendo selecionada

Figura 2. Os fundos retirados são utilizados na fabricação de Telhas 

Figura 3. Vassoura sendo confeccionada - Colocação das cerdas

Figura 4. Equipe de trabalho e os responsáveis Seu Naldo e Dona Karen

Nenhum comentário:

Postar um comentário