segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eike comemora geração solar

"Nossa usina solar, em Tauá (CE), gerou mais de 800 MWh em apenas seis meses de operação comercial", destacou o empresário Eike Batista no twitter. A notícia foi divulgada, com exclusividade, no Caderno de Negócios, do jornal 'Diário do Nordeste', na edição da última quinta-feira, 23. O bilionário sugeriu a ampliação da planta da usina, instalada no sertão central cearense.

Em um semestre em operação, o empreendimento já produz 80% da energia a que se propôs, o que confirma que o Ceará tem diante de si uma nova fonte de energia renovável, alternativa e complementar às matrizes energéticas existentes.

Com capacidade instalada de 1 Megawatt (MW), suficiente para abastecer cerca de 1.500 famílias, a usina já produz força para acionar cerca de oito mil televisores, 11 mil fornos micro-ondas ou 12 mil ventiladores. Diante dos resultados da usina, a MPX, empresa comercializadora da energia, antecipou que a ampliação da capacidade da usina para 2 MW está em fase de engenharia de projeto.


Expansão

A expansão da usina para 2 MW, que está sendo feita através de uma parceria com a GE, prevê a instalação de mais 6.900 painéis fotovoltaicos em Tauá, totalizando 11.580 módulos solares, na segunda fase. Informações da MPX apontam que a usina tem potencial e já possuiria, inclusive, autorização da Aneel e licença da Semace para gerar até 5 MW de energia solar.

Acordo firmado com a GE prevê que a empresa forneça o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica à ampliação do empreendimento. "Estamos satisfeitos com o desempenho da usina", afirma o diretor de Implantação e Operação da MPX, Marcus Temke.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário