O grupo petrolífero Total anunciou hoje (8) a assinatura de um acordo com a chinesa Sinochem para a venda de ativos de petróleo na Colômbia, em uma sequência de operações que chega a US$ 1 bilhão. A transação envolve a filial Tepma BV, da Total, que possui operações no campo de Cusiana e participação nos oleodutos colombianos de OAM e ODC.
Em comunicado, a Total informa que sua participação em Cusiana corresponde a aproximadamente sete mil barris de óleo equivalente por dia.
A operação está sujeita à aprovação de órgãos reguladores e se segue à venda de uma fatia de 5% no oleoduto de Ocensa, para a Petrominerales, e de outros 5% para a Cepsa, em julho do ano passado. Conforme o grupo, o valor combinado das três transações gira em torno de US$ 1 bilhão.
“A venda desses ativos maduros e das posições em infraestrutura de transporte está em linha com nossa estratégia de otimização de ativos e segue operações semelhantes e recentes, como a alienação dos oleodutos de Gassled, na Noruega, e campos maduros nos Camarões” afirma em comunicado o vice-presidente de estratégia e desenvolvimento da Total para a área de produção e exploração, Olivier de Langavant. “Para a operação na Colômbia, a venda nos permitirá concentrar nosso conhecimento nos ativos de exploração com potencial mais elevado”.
A Total manterá suas operações de exploração na Colômbia por meio da participação de 50% no bloco de Niscota e de 55% no bloco de Mundo Nuevo.
Fonte: Revista Tn Petróleo
Nenhum comentário:
Postar um comentário