quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais da metade da produção do AM é reinjetado por falta de mercado

O gás produzido no Amazonas - que tem a segunda maior reserva comprovada do país - é uma realidade, mas um dado chama atenção. Por falta de mercado consumidor, 61% do gás produzido é reinjetado nos poços. As informações foram divulgadas pelo diretor técnico comercial da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Clovis Correia Júnior, durante o 1º Workshop da Indústria Petrolífera - Planejamento Estratégico, Logística e Economia.

Especialistas do governo, da Cigás, da Petrobras e da empresa HRT apontaram três saídas para vencer os obstáculos. A primeira delas seria a transformação da matriz energética do Polo Industrial do Amazonas. A segunda é o desenvolvimento de uma indústria de cerâmica branca no estado, a partir da exploração das reservas de Caulim já identificadas no Amazonas. Outra solução apontada é a criação de uma infraestrutura logística para levar o gás produzido para outros mercados consumidores.

O gerente de exploração da Petrobrás, Júlio Cesar Coelho, apontou ainda como desafios para expansão das atividades da empresa no Amazonas a necessidade de adequação da infraestrutura aeroportuária dos municípios de Coari e Carauari e a melhoria das condições do aeroporto de Anori, considerado estratégico pela empresa por sua localização, no meio do trajeto Manaus - Coari.

Segundo o titular da Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), Daniel Nava, todos os problemas identificados e as propostas apresentadas serão incorporados ao diagnóstico do setor, que será elaborado pelo governo do Amazonas a partir do Workshop. As discussões e debates realizados também apontaram para necessidade da elaboração de indicadores econômicos do setor que possam nortear os futuros investimentos no estado.

Fonte: Revista Tn Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário