segunda-feira, 11 de março de 2013
Indústria naval busca profissionais de níveis técnico e superior
A transformação de navios em plataformas de petróleo já está gerando milhares de oportunidades de emprego no Estado do Rio. A indústria naval prevê a abertura de 21.500 postos de trabalho até 2015, segundo um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria Naval. Há ainda oportunidades nas empresas relacionadas à exploração de petróleo, além de toda a cadeia de serviços. Somente o estaleiro da empresa OSX, em São João da Barra, deverá ter dez mil funcionários em 2014.
Para atuar nesse segmento, é preciso ter vontade de aprender e estar atualizado. As empresas estão de portas abertas e querem aliar a experiência à juventude.
- As duas pontas são importantes. Precisamos dos jovens e das pessoas que conhecem o ramo. Teremos muitas oportunidades — afirma José Alves, gerente de Pessoas e Organizações do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), no Caju, que terá até cinco mil funcionários no auge da transformação de navios em plataformas.
Novos desafios
O engenheiro mecânico Guido Antônio Piazentini, de 54 anos, trocou as propostas para trabalhar no exterior pelo desafio de atuar no EEP.
- A área é nova e tem um trabalho diferente do que eu estava acostumado. Aqui, serão abertas várias oportunidades também para técnicos, como soldadores e caldeireiros — reforça o gerente.
Saiba mais e veja como concorrer
Carreiras em destaque
O setor de Recursos Humanos da Petrobras listou dez carreiras em destaque: geólogo; engenheiro de petróleo; técnico de manutenção; técnico de operação; engenheiro naval; técnico de inspeção de equipamentos e instalações; técnico de projetos, construção e montagem; engenheiro de processamento; geofísico e engenheiro de equipamentos.
EEP
Profissionais e estudantes podem se cadastrar pelo site www.eepsa.com.br, no link "Trabalhe conosco". O cadastro para o programa de trainees começará no dia 18.
Cargos
Segundo a empresa, geralmente, as vagas são para cargos como soldador (eletrodo, TIG, arame tubular e arco submerso), montador, caldeireiro, eletricista, maçariqueiro e pintor, além de ajudantes em todas essas áreas.
Remuneração
Os técnicos começam a carreira com salários de cerca de R$ 4 mil, e os engenheiros, com R$ 6.500.
OSX
O cadastramento para as vagas pode ser feito pelo site www.osx.com.br, no link "Portal do candidato".
Demais empresas
Multinacionais recebem currículos pela web: Exxon Mobil (www.exxonmobil.com.br); Shell (www.shell.com.br); Chevron/Texaco (www.chevron.com.br); Halliburton (www.halliburton.com) e Maersk Oil (www.maersk.com.br).
Fonte: Blog QG do Petróleo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário