sábado, 28 de julho de 2012

Petrobras dá aval para fábrica de fertilizantes

O Complexo Gás-Químico de Linhares, maior projeto de produção de fertilizantes e derivados de gás natural, recebeu aprovação da diretoria da Petrobras para a contratação do projeto básico de engenharia. O empreendimento deve receber entre US$ 3,5 bilhões e US$ 4 bilhões de investimento.

Serão seis empresas de fora do país contratadas para a elaboração do plano, já que, no Brasil não existe nenhuma iniciativa semelhante. A informação foi dada pela gerente do projeto do Complexo de Linhares, Valeska da Rocha Caffarena, durante conferência terça-feira (24) na Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (Mec Show), no Parque de Exposição de Carapina.

Até o final deste ano, a Petrobras espera que a licença prévia (LP) seja concedida ao projeto, que ocupará uma área 403 hectares na região de Palhau. A partir da obtenção da LP, terá início a elaboração do projeto básico e de engenharia do complexo.

Valeska ressaltou que a aprovação da diretoria foi muito comemorada pela equipe que desenvolve o projeto. "Imagine um complexo onde produziremos 763 mil toneladas de ureia, 790 mil toneladas de metanol, 200 mil toneladas de ácido acético, 25 mil toneladas de ácido fórmico e 30 mil de melamina por ano, no mesmo local? É um desafio muito grande", afirma a executiva da estatal.

Fonte: revista Tn Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário