sexta-feira, 17 de agosto de 2012

HRT descobre novamente gás em Solimões (AM)

A HRT, petrolífera brasileira, divulgou ontem (16) que fez uma descoberta de gás no campo de Juruá, na bacia do Solimões, no Amazonas. A conclusão do teste de formação foi desenvolvida no poço 1-HRT-8-AM, no município de Tefé – cerca de 575 quilômetros distante da capital Manaus. Recentemente, a petroleira descobriu gás em outros dois poços no mesmo campo (1-HRT-5-AM e 1-HRT-2-AM).


"Esta descoberta constitui mais um passo importante na avaliação do potencial gaseífero do pólo de Tefé, na bacia do Solimões", comentou o diretor presidente da HRT O&G, Milton Franke, em nota.

Conforme os dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a bacia do Solimões possui a segunda maior reserva de gás do país. Em relação à produção brasileira de óleo e gás, a mesma detém a quarta maior produção, com aproximadamente 109 mil barris de petróleo equivalente por dia (bpd).

Segundo a petrolífera, o armazenamento diagnosticado no prospecto do campo de Juruá estabeleceu capacidade entre 4,9 bilhões e 8,2 bilhões de metros cúbicos de gás recuperáveis. O potencial de vazão registrado é de até 1,5 milhão de metros cúbicos (53 milhões de pés cúbicos) de gás natural diários quando atingir sua fase de desenvolvimento.

Recuperação econômica

Na última segunda-feira (13), o presidente da HRT, Márcio Mello, afirmou, em teleconferência para acionistas, que reduzirá em 40% os custos e metas dos investimentos da empresa.

Todavia, a alta das ações da empresa detectada ontem na bolsa de valores, após a descoberta de gás em Solimões, encheu de esperança os executivos da empresa. Às 14h05 os papéis da petroleira subiam 6%, enquanto o Ibovespa operava em alta de 1,2% - a HRT não integra o índice.



Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário