quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Unica: moagem é 7% menor do que na safra passada

Foram moídas, até 1º de outubro, 411,99 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do país. Segundo o balanço divulgado hoje (11) pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a quantidade é 7,39% menor do que no mesmo período da safra passada.

Só na segunda quinzena de setembro, foram processadas 36,67 milhões de toneladas da matéria-prima. Isso é 34,69% a mais do que na mesma quinzena da safra passada.

Do total da safra moída até o início de outubro, 51,51% destinaram-se à produção de etanol e os 48,49% à produção de açúcar. Com isso, desde o começo da safra, foram produzidas 25,98 milhões de toneladas de açúcar, uma redução de 4,19% na comparação com 2010.

Já a produção de etanol caiu mais: 16,37%. Até outubro, foram produzidos 16,9 bilhões de litros do produto, seja ele anidro (usado como mistura da gasolina) ou hidratado (usado como combustível). Na safra passada, até este período, haviam sido produzidos 20,3 bilhões de litros.

Em comunicado da Unica, o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, informou que “o cenário [da safra] está dentro do esperado”. Segundo ele, também “é natural que haja uma desaceleração no ritmo de moagem nas próximas quinzenas”.

De acordo com a Unica, cerca de 20 usinas do Centro-Sul já encerram sua colheita. A maior parte delas fica em regiões tradicionais de São Paulo, onde houve uma quebra de safra significativa.
Fonte: Revista Tn Petróleo
Olá pessoal,
Como Tecnólogo de Petróleo e Gás, ex-Técnico Agricola, posso dizer que a solução para o problema encontrasse em nossos subssolos. Trata-se do Gás Natural, se ao invés de produzirmos carros Flex, movidos a Gasolina e Álcool, não usei Etanol pois o termo foi usado para que o Álcool fosse aceito lá fora, e produzissemos carros movidos a GNV e Gasolina, teríamos mais empregos, não teríamos problemas de safras menores, período de estiagem, pragas na lavoura, custo com transporte, greve de caminhoneiros e nem a ameaça do Açucar. Eu acredito que o problema de não se fabricar carros movidos a GNV/Gasolina se dá pelo fato de Lobby político, há muito dinheiro envolvido e no Brasil, o cidadão entra na política para resolver seus problemas e não o do povo. Se houvesse seriedade no Brasil não teríamos essa vergonha, antigamente, isso a pouco menos de 5 anos o preço do alcool era menor que a metade do preço da gasolina, hoje é até mais caro em certos lugares. o GNV é até mais limpo que o Álcool, quem conhece o processo de transformação do suco da cana em álcool ou açucar sabe do que falo, os resíduos que são produzidos, a química que é utilizada, o adubo uitilizado no solo que contaminam os lençois freáticos, a queima da cana em alguns estados é um problema sério, milhões de toneldas de de CO2, trabalho escravo, etc... Na Europa, os governantes estão preocupados com o meio ambiente e aqui os nossos representantes estão preocupados com o bolso, assim não chegaremos a lugar algum.

Edmilson Aguiar - Tecnólogo de Petróleo e Gás.

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