sexta-feira, 24 de junho de 2011

OPORTUNIDADE PARA VISITAÇÃO


Fiz, nesta segunda-feira, dia 20, uma visita ao campo citado acima, atendendo gentil convite da Petrotécnica, empresa gestora do ativo de produção.

A princípio deixe-me falar que é o “parque de diversões” dos estudantes de engenharia e tecnologia de petróleo e gas! Se você se interessar por reservatórios pode fazer as pesquisas de campo lá, eles tem mais 4 campos a desenvolver. Se o interesse é pela produção, esbalde-se! Tem todos os equipamentos para isto, desde BM e poço surgente até compressão do gas a alta pressão. Tem, mesmo, um operador a disposição dos estudantes. E, eles, ainda comercializam a produção com a Petrobras (óleo) e empresas privadas (gas). 

Os estudantes veem e fazem toda a cadeia produtiva desde a geologia primaria, passando pela exploração e chegando a produção, além de saberem como esta produção é comercializada. Mas, para ter isto tudo à disposição você precisa ser um sortudo estudante da Escola de Minas e Petróleo da UFBA.

Os 5 campos-escola estão situados numa região produtora, onde existem diversas empresas de petróleo, Petrobras, PetroReconcavo, ENGEPET, W. Washington, Panergy e outras, garantindo, assim, a possibilidade de estágios e empregos na região em que põem em pratica os ensinamentos. Ora! Que empresa não gostaria de ter um recém-formado que eles veem atuando, e já é experiente, em um campo da região em que opera.
A estação, única ate agora, como também os campos-escola, foram disponibilizados por um pool de órgãos governamentais, estatais e iniciativa privada, tal como, ANP, Petrobras, FAPEX, UFBA e empresas que cederam equipamentos, instrumentos e materiais diversos.

Na visita, eu externei meu pensamento de que se poderia treinar não somente os futuros engenheiros de petróleo, como também, os de engenharias mecânica, elétrica/instrumentação, civil e química.

E, como não poderia deixar de, fiz algumas recomendações e conselhos visando à melhoria operacional da estação.

O melhor de tudo exposto acima é que os campos e estações da Escola de Minas e Petróleo da UFBA estão abertos a estudantes de todo o Brasil! Se alguma instituição, ou grupo de alunos, quiser fazer visitas, me mande um email que faço o intermédio desta excelente oportunidade de treinamento junto a PETROTÉCNICA.
Na sede da Escola de Minas e Petróleo existe uma unidade de BM e uma coluna de produção para estudos de levantamento artificial que vão ser aplicados, fisicamente, nos campos.
Poço com Vaso Separador, Compressor e Tanque de Armazenamento ao fundo.
Campo de Produção de Quiambina, também, da Escola de Minas e Petróleo da UFBA

Abraços e até a próxima!
Luiz Henrique Souza
Consultor de ÓLEO&GÁS
luizhenrique_99@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário