Nesta sexta feira dia 17 de Junho, uma comissão, formada pelo Dep. Sinésio Campos, Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas Gás e Energia - CGRHMGE/ALE-AM, o Geólogo Jorge Garces, Coordenador da CGRHMGE, o Tecnólogo Edmilson Aguiar, Presidente da Associação dos Tecnólogos e Acadêmicos de Petróleo, Gás e Mineração, o Vereador Miguel Leopoldo, Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Preside Figueiredo, o Vereador Gerre, residente na Vila de Pitinga, entre Jornalistas e Representantes da Secretaria de Geodiversidade, Gás e Mineração do Estado do Amazonas, estiveram em visita à Mineração Taboca, Vila do Pitinga a 280 km de Manaus, no Município de Presidente Figueiredo – AM.
A Mineradora atua no Estado há mais de 20 anos e já foi uma das líderes da produção de estanho no Brasil e tem um potencial gigantesco na produção deste e outros minérios. Em 2008, o grupo peruano MINSUR adquiriu para dar continuidade à produção de estanho, tântalo que é utilizado na siderurgia e indústria eletroeletrônico, na verdade existe uma gama de minérios presentes na Mina, porém por falta de Tecnologia, Energia ou AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, não estão sendo processados ainda, segundo o Coordenador de Geologia Maurício Dutra, muitos minérios tem valor comercial altíssimo, é o caso das Terras Raras, utilizados na indústria eletroeletrônicos de ponta, é o caso dos TABLETS e que, segundo ele, a China deixou de exportar recentemente devido a grande necessidade em sua indústria.
Segundo o Gerente de Sustentabilidade e Gestão da empresa, Waldemir Queiroz, desde que foi adquirida em 2008 pelo Grupo Minsur, já foram investidos mais de R$1,2 Bilhão em tecnologia, modernização e segundo ele, em 2012 a empresa entrará novamente em produção, chegando perto da sua capacidade. “Neste momento, a empresa está investindo em Sustentabilidade, construindo uma ‘grande piscina’ onde estará sendo depositado todo o material retirado da Rocha Sã e que depois de processado não será descartado no Meio Ambiente”. É a substituição do processo de Aluvião, que segundo ele é mais danoso ao Meio Ambiente pela produção na Rocha Primária.
O objetivo da visita foi conhecer as atividades da Mineradora e potencial de inclusão da mão de obra especializada dos Tecnólogos de Petróleo e Gás para a atividade de mineração, formação de uma possível parceria para aumentar a oportunidade de empregabilidade do Tecnólogo, o que foi aceito pelo Gerente de Recursos Humanos João Paulo, também foi colocada em pauta a possibilidade de visitação por grupos de estudantes na mineradora para aumentar a base de conhecimentos na disciplina de Geologia e houve o entendimento pelo gerente que o profissional Tecnólogo de Petróleo e Gás pode sim ser aproveitado para o trabalho na área de mineração.
Acredito que o Objetivo da visita tenha sido alcançado e o mais importante, levamos o nosso portifólio de profissionais a mais uma empresa de atividade de exploração mineral e esperamos que tenhamos sucesso nesta mais nova empreitada.
Algumas fotos da visita:
Figura 1. Mirante, ao fundo área de Terras Raras.
Figura 2. Comissão de Visitantes no Mirante
Figura 3. Processadora de Rocha
muitas muitas saudades dessa empresa desse lugar maravilhoso praticamente eu fui criado ai nesse paraiso pois meu pai chegou a trabalhar 26 ANOS NESSA EMPRESA MARAVILHOSA EU TAMBEM CHEGUEI A TRABALHAR..
ResponderExcluirPOIS EU TENHO MUITA VONTADE DE VOLTAR PARA ESSA EMPRESA ..
QUALQUER ESPERANÇA MIM LIGA [92]9135-3591