domingo, 26 de junho de 2011

Visita à Mineração Taboca em Pitinga - Presidente Figueiredo



Nesta sexta feira dia 17 de Junho, uma comissão, formada pelo Dep. Sinésio Campos, Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas Gás e Energia - CGRHMGE/ALE-AM, o Geólogo Jorge Garces, Coordenador da CGRHMGE, o Tecnólogo Edmilson Aguiar, Presidente da Associação dos Tecnólogos e Acadêmicos de Petróleo, Gás e Mineração, o Vereador Miguel Leopoldo, Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Preside Figueiredo, o Vereador Gerre, residente na Vila de Pitinga, entre Jornalistas e Representantes da Secretaria de Geodiversidade, Gás e Mineração do Estado do Amazonas, estiveram em visita à Mineração Taboca, Vila do Pitinga a 280 km de Manaus, no Município de Presidente Figueiredo – AM.
A Mineradora atua no Estado há mais de 20 anos e já foi uma das líderes da produção de estanho no Brasil e tem um potencial gigantesco na produção deste e outros minérios. Em 2008, o grupo peruano MINSUR adquiriu para dar continuidade à produção de estanho, tântalo que é utilizado na siderurgia e indústria eletroeletrônico, na verdade existe uma gama de minérios presentes na Mina, porém por falta de Tecnologia, Energia ou AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, não estão sendo processados ainda, segundo o Coordenador de Geologia Maurício Dutra, muitos minérios tem valor comercial altíssimo, é o caso das Terras Raras, utilizados na indústria eletroeletrônicos de ponta, é o caso dos TABLETS e que, segundo ele, a China deixou de exportar recentemente devido a grande necessidade em sua indústria.
 Segundo o Gerente de Sustentabilidade e Gestão da empresa, Waldemir Queiroz, desde que foi adquirida em 2008 pelo Grupo Minsur, já foram investidos mais de R$1,2 Bilhão em tecnologia, modernização e segundo ele, em 2012 a empresa entrará novamente em produção, chegando perto da sua capacidade. “Neste momento, a empresa está investindo em Sustentabilidade, construindo uma ‘grande piscina’ onde estará sendo depositado todo o material retirado da Rocha Sã e que depois de processado não será descartado no Meio Ambiente”. É a substituição do processo de Aluvião, que segundo ele é mais danoso ao Meio Ambiente pela produção na Rocha Primária.
O objetivo da visita foi conhecer as atividades da Mineradora e potencial de inclusão da mão de obra especializada dos Tecnólogos de Petróleo e Gás para a atividade de mineração, formação de uma possível parceria para aumentar a oportunidade de empregabilidade do Tecnólogo, o que foi aceito pelo Gerente de Recursos Humanos João Paulo, também foi colocada em pauta a possibilidade de visitação por grupos de estudantes na mineradora para aumentar a base de conhecimentos na disciplina de Geologia e houve o entendimento pelo gerente que o profissional Tecnólogo de Petróleo e Gás pode sim ser aproveitado para o trabalho na área de mineração.
Acredito que o Objetivo da visita tenha sido alcançado e o mais importante, levamos o nosso portifólio de profissionais a mais uma empresa de atividade de exploração mineral e esperamos que tenhamos sucesso nesta mais nova empreitada.

Algumas fotos da visita:

Figura 1. Mirante, ao fundo área de Terras Raras.

Figura 2. Comissão de Visitantes no Mirante

 
Figura 3. Processadora de Rocha

Um comentário:

  1. muitas muitas saudades dessa empresa desse lugar maravilhoso praticamente eu fui criado ai nesse paraiso pois meu pai chegou a trabalhar 26 ANOS NESSA EMPRESA MARAVILHOSA EU TAMBEM CHEGUEI A TRABALHAR..
    POIS EU TENHO MUITA VONTADE DE VOLTAR PARA ESSA EMPRESA ..
    QUALQUER ESPERANÇA MIM LIGA [92]9135-3591

    ResponderExcluir