segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Abertura fala do futuro com o pré-sal

Cerca de 150 pessoas, entre educadores e autoridades, compareceram ontem à tarde ao campus 2 da Universida3e Municipal de São Caetano no evento de abertura da 5ª edição do Desafio de Redação do Diário, patrocinado pela Petrobras e apoiado pela Ecovias.
Neste ano o tema do concurso literário será Profissões do Futuro, para alunos do Ensino Fundamental e do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, e Profissões do Pré-Sal, Indústria do Petróleo e Gás, para alunos do 3º ano do Médio.
Guilber Dumans, consultor do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, ligado ao Ministério de Minas e Energia, discursou sobre a carência de profissionais qualificados para atuar no setor de petróleo, principalmente por causa da demanda emergencial que veio à tona após a descoberta da camada pré-sal.
A exploração da riqueza exige a capacitação de trabalhadores para atuarem em diversos setores, como de engenharia civil e manutenção de operação dos novos equipamentos. "Para a exploração do pré-sal precisaremos de mais navios e plataformas. E para isso não basta ter dinheiro e máquinas, mas sim pessoas qualificadas para a função. O tema do Desafio de Redação adotado neste ano é atual e coincide com o momento do País de investir em educação", disse Dumans.
O tema adotado neste ano é parte do envolvimento atual da Petrobras com as necessidades apresentadas após a descoberta do pré-sal, em 2006.
Hoje, segundo o gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, José Barbosa, 51% dos funcionários da estatal têm menos de dez anos de empresa, número que dobrou na última década. "É a nossa chance de dar conhecimento sobre o assunto e mobilizar os jovens da região."
Entre as autoridades presentes no evento estavam o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.
"Com muito orgulho participamos de um projeto que é um sucesso. É um tema que permite interagir com os adolescentes e ainda damos a possibilidade de reflexão sobre o mercado de trabalho.Tenho certeza de que vamos bater recordes", disse Auricchio.
O aluno vencedor do concurso será conhecido em outubro e levará como prêmio máximo da maratona literária uma bolsa de estudos integral na USCS, uma das correalizadoras do projeto, junto com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano. Vencedores de outras categorias podem ganhar computadores, TVs e bicicletas.

Provas vão começar no dia 15 em escolas de Mauá

As redações da 5ª edição da maratona literária realizada pelo Diário têm início no dia 15 em instituições públicas e particulares de Mauá e irá percorrer até o fim de setembro escolas das sete cidades do Grande ABC.
No ano passado, 275 escolas aderiram ao projeto e destinaram parte do horário de aula para aplicação da redação, que é produzida em cerca de uma hora. Na quarta edição o número de textos chegou a 145.625.
Em 2010 o tema Crack, Tô Fora! estimulou o debate entre jovens sobre os males que o vício provoca nos usuários da droga e familiares. Nas primeiras três edições os temas escolhidos foram, respectivamente, O futuro da minha cidade. Amizade.com e Água: a vida do planeta. .
No ano passado, a cidade de Ribeirão Pires protagonizou a premiação do concurso, com a vencedora da Escola Estadual Dom José Gaspar, Karoline Gammarano. Já a Escola Estadual João Roncon ficou com o prêmio de R$ 5.000 por ter levado a torcida mais animada para o evento de encerramento.

Fonte: Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC

Eu tenho buscado desenvolver um projeto entre empresas e universidades, enquanto não houver um compromisso das empresas em manter um diálogo com os centros universitários, padeceremos com a falta de empregos, ou melhor, falta de oportunidades. As vezes uma empresa não abre novas oportunidades por que não tem para quem vender seus produtos e serviços e o custo de manutenção da mesma é muito caro, para esse diagnóstico eu recomendo um profissional que vai diminuir os custos e agregar valor aos produtos e serviços, sempre temos um novo nicho, uma nova forma de ver as coisas. O acadêmico vivo num mundo paralelo, onde o conhecimento obitido nos bancos das universidade floresce, bastando uma simples oportunidade para colocar em prática. Inovação é isso, acreditar em algo diferente quando só se sabe fazer de uma maneira tradicional.

Edmilson Aguiar - Tecnólogo em Petróleo e Gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário