segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Petrobras e ANP divergem sobre gás e petróleo no Amazonas

Estatal comemora expansão dos negócios enquanto agência reguladora aponta queda.
Manaus - Os dados do boletim da produção de petróleo e gás natural de junho, divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) essa semana, divergem das informações repassadas pela Petrobras no mês passado. De acordo com o boletim da ANP, a produção diária de petróleo e gás natural no Amazonas apresentou queda de 7,5% e 1,8%, respectivamente, em junho de 2011, comparado com junho do ano passado. Já a Petrobras informou que houve queda de 5,8% na produção de petróleo, mas expansão de 8,7% na produção de gás natural, com relação a junho do mesmo período.
De acordo com a ANP, a produção diária de petróleo na bacia do Solimões passou de 34,13 mil barris em maio para 34,85 mil barris diários em junho. Em igual período do ano passado, a produção média era de 37,69 mil barris por dia. Já a Petrobras, única empresa em fase de produção no Amazonas, informou que a produção diária de petróleo no Estado chegou a 52,22 mil barris diários em junho desse ano, 17 mil barris acima do que foi informado pela ANP.
Já a produção de gás natural, segundo a ANP, saiu de 11,49 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em maio para 11,81 milhões de m³/d em junho desse ano, no mesmo mês do ano passado a produção diária chegou a média de 12 milhões de m³.
A produção de gás natural, de acordo com a estatal, chegou a 11,12 milhões de m³/d em junho, 692 mil m³ menos que a ANP informou. Quanto à produção total, a diferença entre o que foi informado pela ANP e Petrobras chega a quase 12 mil barris de óleo equivalentes por dia (boe/d).
ANP e Petrobras adotam critérios diferenciados
A ANP esclareceu que os critérios usados pela estatal ao calcular a produção de petróleo e gás natural diferem da forma como a agência reguladora analisa os dados. A produção de petróleo divulgada pela ANP não inclui a produção de Gás Natural Liquefeito - gás na fase líquida- (LGN). Já a produção de gás natural informada pela Agência inclui o gás natural produzido e reinjetado. Enquanto a Petrobras não inclui o gás reinjetado, apenas o produzido. Até o fechamento da edição, a reportagem do DIÁRIO não obteve resposta da Petrobras sobre a divergência dos dados.

Fonte:  Beatriz Gomes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário