sábado, 20 de agosto de 2011

Estudo da USP demonstra eficiência do GLP

Estudo da Universidade de São Paulo (USP), encomendado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) aponta para a economia de 25% no uso dos aquecedores a gás frente ao chuveiro elétrico. A declaração foi dada a pouco por Aurélio Antonio Ferreira, diretor de desenvolvimento do Sindigás, durante o 2º ENAGÁS, que terminou hoje em Brasília.

Segundo Ferreira o objetivo do Sindigás foi o desejo de compartilhar a visão de que o GLP pode contribuir mais na matriz energética. "Hoje no Brasil o GLP tem uma atuação muito restrita e no mundo inteiro ele é usado de uma forma bem mais ampla. Aqui temos um viés muito grande para utilização de energia elétrica, por isso quisemos demostrar o quanto o GLP pode ser mutio mais eficiente do que a energia elétrica, em termos de consumo de energia e em termos ambientais também ao país", explica.

De acordo com o executivo o estudo foi encomendado há cerca de 2 anos atrás e é um comparativo da infraestrutura e do uso do energético (eletricidade & gás LP) para aquecimento de água em uma edificação residencial.

"Atuamos junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) para considerar a participação dos gases dentro da norma de eficiência enegética que iria ser publicada para edificações - a norma foi publicada em outubro de 2010. Conseguimos fazendo esta revisão, provando ao governo que o GLP é muito eficiente e benéfico ao país até para o balanceamento da eficiência energética", indica Ferreira.

De acordo com o diretor do Sindigás, hoje para uma edificação receber a certificação A em eficiência energética tem que ter um aquecimento de água à Gás LP não somente no fogão. "Com isso imagimos que as novas construções comecem a usar mais intensamente o Gás LP, pois antes ele estava sendo subutilizado apenas para o fogão", conclui.

Conclusões do estudo:

- Custo da infraestrutura de Gás LP é menor em todo os casos reais (a partir de 4,4 KW de potencia).

- Custo da infraestrutura de Gás LP é fixa para potências elevadas permitindo a expansão para novos usos sem necessidade de ampliação de investimentos.

- Apartamentos de alto padrão (mais banheiros, ar condicionado, churrasqueira, etc) tendem a aumentar a diferença de custo entre a infra elétrica e a gás.

Fonte: Revista Tn Petóleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário