sexta-feira, 11 de março de 2011

A ansiedade de mostrar serviço às vezes atrapalha

O poço produzia 200 bbl/dia e 30.000 nm³/dia, o BSW era de 19%. A Diretoria da empresa estava satisfeita, pois, este poço era surgente e a Petrobras, localizada a, apenas, 1,5 km de distancia comprava tudo. Então, já que era uma operação tranquila, um jovem e inexperiente Engenheiro foi designado, para chefiar o poço com a recomendação de que não alterasse nada, estava muito bom assim. – Não há necessidade de fazer nada, menino. Apenas manter! Apenas manter! Isto aconteceu no começo de 2010. A abertura do Bin era a nº 8, e o fluxo ia para um tanque dimensionado para a vazão e, daí, direto para os caminhões tanque que seguiam para a Petrobras. Às vezes, era necessário ventar alguma acumulação de gás, no tanque, para evitar que este empurrasse para fora, do tanque, algum óleo. Nosso jovem Engenheiro, depois de 1 ano como trainee na Eng. (Ops! Quase entrego a empresa), finalmente, efetivado. Viva! Primeiro emprego, salário de R$ 8.000,00/mês + carro da empresa + celular. Mas, sempre tem um “mas”, nosso jovem Engenheiro inquieto, ávido por mostrar serviços à Diretoria, nem nos consultou, os “cascas grossas”, para que? Estou efetivado porque sou bom nisso, estudei a teoria toda! E fez o seguinte, agora, que já passou, dá, até, para rir, mas, na ocasião... Ele, o nosso jovem Engenheiro, simplesmente, pensou:
- Se com uma abertura nº8 eu produzo 200 bbl. Com uma abertura maior vou “arrebentar a boca do balão!”. Chamou o operador de plantão e deu a seguinte ordem: Engenheiro: - Aumente a abertura do Bin para 28. Agora! Operador: - Mas, Doutor vai... Engenheiro: - Não discuta comigo Aumente já! Resultado da bravata! A produção, realmente, aumentou, e muito, mas, a tancagem não era suficiente para a vazão. O acumulo de gás aumentou dramaticamente, expulsando, do tanque, o óleo e inundando quase toda a área. Operador: - Doutor. Precisamos de mais caminhões tanques! Engenheiro (já mostrando certo desespero): - Que chamem. Quero esgotar todo óleo da área! Operador (pensou): - Vou ligar para os “velhos”! A esta altura, vocês já devem estar imaginando o que aconteceu! Isso mesmo! A Petrobras gritando, desesperadamente, o óleo não é meu, o poço não é meu! O órgão local de meio-ambiente, também, gritando: Vou multar e fechar! Vou multar e fechar! A TV local querendo filmar para mostrar em rede nacional. Leitores. Foi um inferno! Consequência! Depletou* o poço! E, ainda, formou uma capa de gás. Agora, o poço esta produzindo 45 bbl/dia. Necessita intervenção de sonda a um custo de R$ 22.000/dia durante 15 dias.
E o nosso jovem Engenheiro?

Deve estar muito bem empregado numa barraca de pastéis na feira e pensando em como pode aumentar as vendas! Abraços e até a próxima.

(*) Depletar um poço significa reduzir a produção, neste caso, o aumento da abertura da válvula BIN permitiu ao gás encontrar um caminho preferencial e passar a frente do óleo, deixa este ultimo sem pressão de saída.

Luiz Henrique “Bull” Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário