segunda-feira, 21 de março de 2011

O Desafio de uma Boa Formação

Estamos num momento delicado no mercado de empregos, empresas buscam cada vez mais profissionais prontos para o trabalho e com experiência de no mínimo 02 anos na função. Paralelo a isto, nós temos diversas universidades e escolas que “Formam” mão de obra para esse campo emergente e borbulhante, que é o dito mercado de trabalho, porém esses profissionais saem das universidades e escolas sem a experiência necessária, é histórico. No Brasil, sempre houve certa eloquência, deixar a oportunidade aparecer para depois correr atrás da preparação, vejamos nos concursos públicos, diversos candidatos, diria melhor, milhares de candidatos para meia centena de vagas, é sempre assim, 100 a 300 candidatos por vaga. Os mais preparados estão sempre entre os 10 primeiros, acontece que estes nunca estão satisfeitos e sempre querem um concurso que ofereça melhores condições de trabalho, que pague mais, que trabalhe menos, desde que isso não signifique ganhar menos.
            No setor privado, acontecem as mesmas coisas, o mercado é muito exigente, vários candidatos para uma vaga, porém meia dúzia tem realmente o “PERFIL” que a empresa procura. Grave bem essa palavra, “perfil”, significa: Preencher os requisitos que a empresa ou cargo exigem. Daí, temos entre esses pré-requisitos a fluência em língua estrangeira, conhecimento em determinada ferramenta ou aplicativo de informática, boa apresentação, sim, não é que você deva ser modelo manequim, é você vestir bem, se comportar bem, saber falar e escrever bem e ter uma boa conduta. Sim gente, isso conta ponto é a imagem da empresa que estará sendo representada pelo empregado, e num mundo globalizado em que notícias dão a volta no mundo em fração de segundos, nenhuma marca quer ter sua imagem prejudicada por um profissional. Entenda que ninguém é insubstituível e se você conseguiu aquela vaga tão sonhada, guarde-a com muito cuidado.
            Outro aspecto é especialização, busque participar de palestras, seminários, participar de estágio, faça serviço voluntário sempre que possível, isso poderá trazer-lhe inúmeras vantagens, procure algo em sua área de formação e comece a desenvolver um projeto, muitas vezes procuramos um emprego, mas ao mesmo tempo existem milhares empresas procurando um profissional igual a você, mas como não sabem da sua existência como irão encontrá-lo.
 Existe uma rede de contatos invisível, onde os empregos procuram profissionais e profissionais procuram empregos você pode não acreditar mas sempre que um amigo seu consegue um emprego ele pode lhe indicar para um cargo na mesma empresa, assim acontece quando se está em evidência, é lógico que isso demanda uma formação para o cargo a ser investido e capacidade para desenvolver o trabalho. Procure não ficar parado esperando sua formatura para ir atrás de empregos, vá desde já iniciando um meio de se destacar nesse mercado, onde milhares de vagas estão em aberto, esperando profissionais como você.

Edmilson Aguiar de Souza
Tecnólogo em Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário