sexta-feira, 4 de março de 2011

HRT VAI INVERSTIR R$ 1 BI NO AMAZONAS

Investimentos em prospecção de petróleo da ordem de US$ 1,8 bilhão serão feitos nos próximos quatro anos no Estado do Amazonas, segundo o diretor-executivo da HRT, Márcio Rocha Melo, informou ao presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Luis Alberto Carijó (PTB). A HRT é uma empresa especializada em prospecção de petróleo, e Rocha Melo esteve ontem (25) na CMM, acompanhado pelo presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Mendonça de Barros, e por uma comitiva de diretores da empresa que é sediada no Rio de Janeiro, mas já tem bases instaladas no Amazonas.
A comitiva, que visitou a CMM em caráter informal, foi recebida por Carijó e pelos vereadores Massami Miki (PSL) e Marcel Alexandre (PMDB). Márcio Rocha Melo explicou que a empresa está na Amazônia há um ano e que tem compromissos de investimentos já assumidos para os próximos quatro anos. A companhia já tem uma base em Manaus e três outras no interior, e a partir de dezembro estará trazendo quatro sondas para furar onze poços em 2011. O executivo acredita que antes de julho do próximo ano esteja produzindo petróleo da melhor qualidade.
De acordo com o executivo da HRT, a idéia de vir trabalhar no Amazonas tem respaldo no fato de o Estado ser o segundo maior produtor de barris de óleo no Brasil (depois da Bacia de Campos), ser o segundo maior produtor de gás e ter um terço de toda a reserva de gás do país. Ele garantiu que o objetivo é trabalhar para colocar o Estado do Amazonas em posição de destaque na produção de óleo, agregando tecnologias, formação de mão-de-obra especializada e melhoria de portos e aeroportos no interior. “Vamos somar com a Petrobras para aumentar a produção, com cuidados especiais ao meio ambiente e voltados para a melhoria da qualidade de vida da população”, assegurou.
Na avaliação do presidente da CMM, o plano de investimentos da HRT para o Amazonas é promissor, porque não se trata apenas de identificar novas jazidas de gás e óleo no Estado, mas também envolve parceria com universidades públicas para formação de profissionais na área petrolífera, como geólogos, técnicos e engenheiros. Luis Alberto Carijó destacou que 40 pessoas, das quais dez são geólogos, já começaram a trabalhar no escritório local que será inaugurado no final de dezembro.
“O investimento pode se potencializar se os campos que estão em fase de levantamento preliminar forem confirmados, o que resultará em algo semelhante ao Pré-sal”, almejou o presidente da CMM, assinalando que os municípios de Tefé, Coari, Manaus, Carauari e Nova Olinda podem se transformar num dos maiores campos petrolíferos do país e talvez do mundo, trazendo auto-suficiência de gás para o Brasil. Carijó ficou otimista também com a perspectiva de muitos novos empregos, pois segundo Márcio Rocha Melo informou, já a partir do ano que vem a empresa terá 500 pessoas contratadas, número que deve triplicar em três anos. “São notícias como essa que nos dão esperanças de que o Amazonas se torne um dos Estados brasileiros mais eficientes em termos econômicos”, disse o parlamentar, destacando os cuidados ambientais extremos que a empresa adotará para que não ocorra nenhum tipo de desastre, como o que aconteceu recentemente nos Estados Unidos.
Fonte: Portal do Holanda
Esta notícia foi publicada em 26 de dezembro de 2010, mas, acredito ser de interesse de todos, uma vez que trará oportunidades de qualificação e emprego para muitos de nós, basta estarmos preparados.
Um abraço a VOCÊ, Edmilson Aguiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário