terça-feira, 15 de março de 2011

Incidente Nuclear Japão e Oportunidades de Negácios no Amazonas

Com os incidentes ocorridos nas Usinas Nucleares do Japão, devido ao terremoto que assolou o País na Ultima semana, os países produtores de energia atômica, começaram a pensar na paralisação dos projetos de expansão. França, Alemanha entre outros países estão revendo suas metas de geração de energia e a pesquisar fontes limpas e seguras para produzir energia em quantidade para suprir suas necessidades, que na sejam agressivas o meio ambiente e que seja viável economicamente. Parece uma tarefa difícil, mias não é, O GN (Gás Natural) atende aos padrões de emissões de poluentes da maioria dos países em questão, apesar de ser um combustíveis fóssil , sua combustão é completa e os resíduos são quase inexistentes, garantindo menos agressão ao Meio Ambiente.
 O Japão já produzia energia a partir do GN e deve retomar em breve a produção de energia em suas Usinas para suprir as necessidades industriais e até mesmo minimizar o ocorrido já que o racionamento de energia está prejudicando até mesmo a procura por desaparecidos e desabrigados estão em condições mínimas de higiene e segurança. Os alimentos estão estragando o que favorece aparecimento de doenças, tornando ainda mais dolorosa essa catástrofe.
Mesmo com toda essa catástrofe, o cenário não poderia ser mais oportuno para nosso Estado, temos imensas reservas de GN, o desafio é como produzir e escoar esta riqueza, como  poderemos sair Lucrando com esse mercado que está surgindo? Países como Estados Unidos, Rússia, Venezuela e outros tantos estão de “OLHO” nessa oportunidade, daqui a pouco o gás, que vem crescendo o consumo no cenário mundial, terá preços tão bons que ocorrerá imensa disputa, assim como ocorre hoje com o petróleo.
Precisamos ir em busca de soluções, não podemos aguardar, precisamos  nos preparar para atuar logo nesse mercado. Os investimentos públicos e privados devem acontecer senão, é possível que a onda passe. É um Tsunami de Oportunidades.

Edmilson Aguiar de Souza
Tecnólogo em Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário